Notícias

24/06/2013

TJAL discute realização de concurso para cartórios extrajudiciais

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, no exercício da presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), reuniu-se, na manhã desta sexta-feira, com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para discutir a realização de concurso para titularidade de serventias extrajudicial (cartórios). O certame é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

De acordo com exigências do CNJ, o concurso consiste em avaliação objetiva, prática de serventia de cartório, avaliação psicológica, oral e de títulos. Serão realizados dois concursos em um: para remoção e ingresso dos concursados. A avaliação oral, um novo critério do órgão, estabelece que sejam apresentados, oralmente, as subjetividades acerca do concurso e permite que sejam gravados os áudios e disponibilizados no site da instituição. 

A presidente e a assessora técnica de projetos da Copeve, Aline de Góes Lima Amaral e Luiza Saldanha de Almeida Cabral, respectivamente, farão análise da proposta do Poder Judiciário de Alagoas para que haja divulgação do edital definindo a quantidade de serventias extrajudiciais vagas, com o cronograma e as regras do concurso, cuja data de realização será definida posteriormente.


•  Veja outras notícias