Notícias

27/08/2015

STJ: Recurso especial. Direito civil. Sucessão. Casamento sob o regime da comunhão parcial de bens. Direitos hereditários do cônjuge sobrevivente sobre bens particulares do autor da herança

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


CURSO ESPECIAL Nº 1.394.301 – RS (2013/0268588-6)
RELATOR: MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE
RECORRENTE: G. C. C. DA S. E O.
ADVOGADO: E. J. T. F.
RECORRIDO: I. B. C.
ADVOGADOS: D. F. K.
M. K. P. E O.
INTERES.: R. D. C.  - ESPÓLIO 

EMENTA

RECURSO ESPECIAL. DIREITO CIVIL. SUCESSÃO. CASAMENTO SOB O REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. DIREITOS HEREDITÁRIOS DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE SOBRE BENS PARTICULARES DO AUTOR DA HERANÇA. ART. 1.829, I, DO CC. CONCURSO COM OS DESCENDENTES. RECURSO A QUE SE NEGA SEGUIMENTO. 

DECISÃO

Trata-se de recurso especial interposto por G. C. C. da S. e outro, com fundamento no art. 105, III, a e c, da CF, contra acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, assim ementado (e-STJ, fl. 491): 

APELAÇÃO CÍVEL. SUCESSÃO DO CÔNJUGE CASADO SOB REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. ART. 1.829, I, DO CC. DIREITOS HEREDITÁRIOS SOBRE OS BENS PARTICULARES. O cônjuge supérstite casado pelo regime da comunhão parcial de bens possui direito sucessório em concorrência com os descendentes, quando o inventariado deixar bens particulares. O cônjuge sobrevivente, nesta hipótese, herda apenas os bens particulares. 

Apelação desprovida.

No caso em exame, a ora recorrente e sua irmã apelaram da sentença que homologou o plano de partilha dos bens deixados por seu pai, Raul D.C., alegando que, desde 1979, que a viúva deveria concorrer somente quanto aso bens comuns, ficando a partilha sobre os bens particulares apenas entre as duas filhas. 

O recurso foi improvido pelo Tribunal estadual, nos termos da ementa acima transcrita.

Alegam as recorrentes violação do art. 1.829, I, do CC, insurgindo-se contra a homologação do plano de partilha que considerou o cônjuge supérstite e as duas filhas como herdeiras dos bens deixados pelo de cujus, sustentando que a viúva deveria concorrer apenas em relação aos bens comuns. Invocam dissídio jurisprudencial. 

Contra-arrazoado (e-STJ, fls. 567-578), o recurso foi admitido (e-STJ, fls. 584-589), vindo os autos a este Tribunal.

É o relatório.

O inconformismo não deve ser acolhido. 

A matéria foi enfrentada pela Segunda Seção desta Corte, no julgamento do REsp n. 1.368.123/SP, na sessão de 22/4/2015, publicado no DJe de 8/6/2015, Relator p/ acórdão o Ministro Raul Araújo (em razão da aposentadoria do Ministro Sidnei Beneti), que decidiu, por ampla maioria, vencida a Ministra Nancy Andrighi, que o art. 1.829, I, do CC assegura ao cônjuge sobrevivente, casado sob o regime da comunhão parcial de bens, o direito de concorrer com os descendentes do autor da herança apenas em relação aos bens particulares, se houver. 

Mas a posição privilegiada na ordem sucessória não se dá de forma irrestrita. O legislador, tentando refletir o ideal de justiça social e consensualmente construído, fez questão de excepcionar algumas situações nas quais não se admite o concurso em referência. 

A primeira dessas hipóteses ocorre quando o falecido era casado sob o regime da comunhão universal. Se o objetivo da alteração legislativa foi melhor resguardar o cônjuge sobrevivente, é de se admitir que o privilégio, nessa hipótese, poderia configurar vantagem excessiva. Tratando-se de comunhão universal, o cônjuge sobrevivente já estará suficientemente resguardado com a meação, a qual incidirá, via de regra, sobre todos os bens do casal, inclusive sobre aqueles adquiridos anteriormente o casamento, mas que ingressaram na comunhão patrimonial após as núpcias. É nesses termos que se justifica a exceção destacada na primeira parte do inciso I do artigo 1.829:

“salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal”. 

A segunda exceção legal diz respeito aos casamentos celebrados sob o regime da separação obrigatória de bens. Na dicção da lei:

“A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I – aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime (…) da separação obrigatória de bens”. 

Seo objetivo desse regime é preservar a identidade patrimonial de cada cônjuge, não haveria realmente sentido em se admitir a frustração desse escopo justamente no momento da morte. A comunicação patrimonial no momento da sucessão representaria uma contradição ao próprio espírito do regime de bens em questão, tenha ele sido imposto pela vontade das partes (separação convencional) ou por força de lei (separação legal). 

A terceira e última hipótese em que se exclui a concorrência foi disciplinada de forma um tanto quanto obscura, nos seguintes termos:

“A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I – aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime (…) ; ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares”. 

Em termos maissimples o que se conclui é que, o cônjuge sobrevivente, quando casado sob o regime dacomunhão parcial, não concorre com os descendentes do falecido, quando este não tenhadeixado bens particulares. 

A explicação é de que: se o de cujus não deixou bens particulares é porque todos os bens que integram a herança foram adquiridos no curso do casamento, de maneira que, para fins sucessórios, o cônjuge sobrevivente, embora casado sob o regime da comunhão parcial, estará, na prática, em situação idêntica àquele casado sob o regime da comunhão universal, o que atrai a incidência da regra prevista na primeira parte do inciso I, do artigo 1.829. A meação a que ele tem direito, nesse caso, tal como ocorreria naquele outro regime de bens, alcança todo o acervo patrimonial, sendo suficiente, por si mesma, para resguardar o cônjuge. 

O cônjuge supérstite, casado sob o regime da comunhão parcial de bens, apenas concorrerá com os descendentes se o falecido houver deixado bens particulares, ou seja, bens adquiridos antes do casamento ou que, mesmo adquiridos após essa data, não estejam por qualquer motivo, sujeitos à comunhão. 

No caso concreto, segundo consta, o cônjuge supérstite, ora recorrido, na constância do casamento, ajudou na reforma do imóvel que seu esposo já possuía ao se casarem. Assim, considerando que o falecido era casado sob o regime da comunhão parcial de bens, que esse imóvel tendo natureza de bem particular, era o único a inventariar, cumpre reconhecer ao cônjuge sobrevivente o direito à participação sucessória, assim como assinalou o acórdão recorrido. 

Ante o exposto, nego seguimento ao recurso especial.

Publique-se. 

Brasília, 03 de agosto de 2015.
MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE, Relator
DJe: 12/08/2015


SEJA BEM VINDO:

GRUPO ESTUDO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

CURSOS ON- LINE DIREITO BRASILEIRO, NOTARIAL E REGISTRAL


•  Veja outras notícias