Notícias

03/08/2015

MP investiga site que vende informações pessoais de brasileiros - Jornal Nacional

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


O Ministério Público do Rio Grande do Norte determinou a investigação de uma página na internet que vende informações pessoais de brasileiros. 

Clique aqui e assista ao vídeo. 

Carla Guedes Belfort ficou sabendo pelas amigas e resolveu testar. Lá estavam os dados dela. A data de nascimento, o mapa para chegar à casa da família. Nomes dos vizinhos. 

“Saí pesquisando do meu filho, do meu marido, dos meus pais, meus irmãos e tudo certinho. Tudo batia. Inclusive meu filho, que é menor de idade”, afirma a policial civil. 

O site tem informações sobre qualquer brasileiro ou empresa. O CEP é oferecido de graça; para mais informações é preciso pagar. Segundo a OAB de Pernambuco, o site pode ser processado porque não tem a permissão para a divulgação de dados pessoais. 

“Se ele tem esse banco de dados não concordado, sem a anuência das pessoas, ele pode responder civilmente por uma reparação coletiva e ainda criminalmente pela violação da intimidade”, explica Pedro Henrique Reynaldo, presidente da OAB-PE. 

A própria página da internet diz que o administrador do site é uma empresa com o endereço nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, mas o site está hospedado na Suécia. Tudo isso pode indicar, de acordo com o Ministério Público Federal, uma tentativa de se proteger das autoridades brasileiras.

“É absolutamente ilegal que um site venda a quem se dispuser a pagar esses dados, que em princípio não interessam aos particulares em geral. Eles só interessam às autoridades do estado diante de indícios de crime, e mesmo assim nas hipóteses legais”, diz Kleber Martins de Araújo, procurador da República no RN.

O procurador da República viu as próprias informações divulgadas. Ele pediu a abertura de uma investigação para comprovar a ilegalidade do site e tirá-lo do ar.

“O Ministério Público vai tomar as medidas cabíveis para combater essa situação de ilegalidade”, afirma.


•  Veja outras notícias