Notícias

28/07/2015

Vocação hereditária não se aplica para levantar FGTS quando há dependente habilitado

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


Independente de comprovar união estável, a companheira de homem falecido não terá direito ao levantamento de valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) quando existirem oficialmente dependentes habilitados para tal no INSS. A chamada vocação hereditária somente se aplicará no caso de inexistência de dependentes e ainda assim sujeita a comprovação da alegada relação formal ou informal entre os parceiros. 

Com base nesse entendimento, a 2ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve decisão de comarca do sul do Estado que autorizou as duas filhas menores de um homem morto a proceder aos saques. "No caso dos autos, faz-se desnecessário perquirir acerca da configuração ou não da união estável, uma vez que o levantamento de valores independe de direito sucessório, já que as filhas menores do de cujus comprovaram ser dependentes habilitadas no INSS", justificou o desembargador substituto Gilberto Gomes de Oliveira, relator da apelação. 

A única alteração promovida na sentença foi no sentido de determinar o depósito dos valores do FGTS em caderneta de poupança, com autorização para seu levantamento apenas quando as filhas completarem a maioridade. A decisão foi unânime. 

Fonte: Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina


APOSTILA CONTENDO TODOS OS NOVOS CÓDIGOS DE NORMAS DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

                                                        

              70,00 reais frete zero

Para comprar aperte o botão abaixo:

Quant.:
  
  Frete Zero

 

PROVIMENTO Nº 260 DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS

Apostila espiral no formato A5 contendo o Provimento Nº 260 de 18 de outubro de 2013 que codificou os atos da Corregedoria de Justiça de Minas Gerais aplicáveis aos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais.

O Código de Normas entrou em vigor no dia 10 de dezembro de 2013, sendo este material a íntegra do provimento publicado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Esse é um material indispensável em todos os cartórios, para advogados e professores da área de direito.

A aquisição poderá ser feita da seguinte forma: clique no botão "ADICIONAR AO CARRINHO"  acima.

                 

•  Veja outras notícias