Notícias

16/06/2015

Namora, mas não quer nada sério? Saiba proteger seus bens

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


A decisão de morar junto com alguém já pode ser complicada, mas as implicações jurídicas dessa escolha podem ser ainda mais complexas. Por mais que o casal não tenha realizado uma grande festa de casamento e nem tenha chegado perto de sonhar em ter filhos, outros fatores podem levar o casal a configurar uma relação de união estável. 

No limite, isso pode levar uma namorada a herdar uma parte do patrimônio do companheiro falecido maior do que seus próprios pais e até filhos. Ou ainda, pode levar um parceiro mal intencionado a conseguir uma parte do imóvel comprado somente pela ex-namorada após a separação. 

Para que esse tipo de situação seja evitada, é possível fazer um contrato de namoro por escritura pública, que afasta a possibilidade de que a relação seja considerada uma união estável. 

Os contratos feitos por escritura pública são aqueles realizados em cartórios, pelos tabeliães de notas, que possuem fé pública para atestar declarações feitas em sua presença, sem a necessidade de testemunhas. 

Segundo o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, para lavrar o contrato de namoro, portanto, basta que os interessados procurem um tabelião de notas. O processo costuma durar menos de 30 minutos e no estado de São Paulo o valor pago pelo contrato é de 326,27 reais. 

Carlos Fernando Brasil Chaves, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, ressalta que o contrato de namoro não garante, por si só, que a união estável não será configurada de nenhuma forma, uma vez que os fatores que caracterizam esse tipo de relação podem se sobrepor ao contrato. 

No entanto, segundo ele, a Justiça vem aceitando o contrato de namoro como prova para garantir a inexistência de união estável, mesmo nos casos de namorados que moram juntos. 

A união estável 

Uma união estável não exige formalidade para ser desfeita ou constituída. Por essa razão, há espaço para uma larga discussão sobre o momento exato em que a união estável de fato começou. 

A definição de quando começa a união estável, portanto, é o que no âmbito jurídico se chama de matéria de fato, quando algo não é definido a partir da Lei, mas a partir de um histórico que deve ser narrado quando os direitos são pleiteados. 

Conforme explica o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM), no “Dicionário de Direito de Família e Sucessões - ilustrado”, a união estável é uma relação afetiva-amorosa entre duas pessoas com estabilidade e durabilidade, vivendo sob o mesmo teto ou não, constituindo família sem o vínculo do casamento civil. 

Segundo o advogado, os elementos que caracterizam a união estável não são rígidos. Entre os indícios de união estável podem ser citados: a existência de filhos em comum, a relação de dependência econômica, coabitação, lealdade, notoriedade, a comunhão de vida e tudo aquilo que faça a relação parecer um casamento.  

Se  for configurada a união estável, e o casal não tiver realizado nenhum contrato por escrito, o regime de bens que é aplicado automaticamente, assim como ocorre no casamento civil, é o da comunhão parcial de bens. 

Assim, segundo explica em seu livro o presidente do IBDFAM, se um dos membros do casal morrer, o companheiro tem direito à meação (metade do patrimônio) e à herança dos bens deixados pelo falecido, mas apenas aqueles foram adquiridos onerosamente (como fruto do trabalho) na constância da união estável. 

Uma das principais diferenças em relação ao casamento, de acordo com Pereira, é que na união estável o companheiro não é obrigatoriamente um herdeiro necessário (filhos, pais e os cônjuges, no casamento, que têm direito à metade da herança do falecido, a chamada legítima). 

Dessa forma, é possível excluir o parceiro da herança - mas não da meação - se o companheiro que for autor da herança desejar e assim definir por meio de um testamento. 

Na união estável, assim como no casamento pelo regime de comunhão parcial de bens, o casal também pode precisar repartir bens em caso de separação. Assim, por mais que um imóvel tenha sido comprado por apenas um dos companheiros, se o bem foi adquirido onerosamente durante a união, o outro companheiro pode ter direito sobre o bem na separação.


CURSO PREPARATÓRIO COMPLETO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS A DISTÂNCIA, EAD, 100% PELA  INTERNET, SUPER ATUALIZADO PARA 2015.

  • Oficiais registradores, Tabeliães de notas e de protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • Estudantes de Direito

  • Empresários do ramo imobiliário

Prezados Oficiais e Tabeliães, bom dia.

Queremos informar-lhe que esse curso não tem por objetivo apenas preparar o candidato para o concurso de cartório.

Ele pode ser adquirido para que você mesmo se atualize e seus colaboradores também.

É um curso super atualizado gravado após a implantação do Novo Código de Normas.

Além de atualizar lhes sobre o Direito Brasileiro, vai atualizar-lhes também, sobre a aplicação do Novo Código de Normas nas serventias de RI, RTDPJ, RCPN, Tabelionatos de Notas e Protesto.

A sua serventia poderá adquirir o curso on-line e terão 6 meses de acesso, e poderão tirar 1 hora por dia após o expediente ou antes do expediente e passar as aulas para todos assistirem ao mesmo tempo.

São 170hs de aulas e 180 dias para fazer 1 hora de aula por dia. Tirando os fins de semana e feriados, se quiserem, poderão se reunir e assistirem mais horas de aula por dia, assim terminarão mais rápido o curso de atualização.

É a nossa dica para quem  tem o cartório e não precisará ter custos elevados com viagens, hospedagens, congressos e cursos presenciais intensivos para  atualizar-se e depois ainda ter que mandar cada um de seus colaboradores fazerem os cursos de atualização também.

É uma forma barata e confortável. Poderão fazer uma reunião agradável, com petiscos e estudo e isto vai unir muito mais os membros do cartório em torno de um só objetivo que é a informação atualizada, em prol da qualidade e do bom atendimento aos seus clientes, e a manutenção dos seus empregos.

Atenciosamente,


  • Associados da Serjus ou Ex-Alunos:  3.150,00  
  • Associados RECIVIL:  3.150,00  
Quant.:
  
  Frete zero

SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  2.835,00 À VISTA


  • Não Associados da Serjus ou Recivil:  3.700,00  

Quant.:
  
  Frete zero

 SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  3.330,00 À VISTA


1 -  PARCELAMOS NO CARTÃO ATÉ 6X SEM AUMENTO OU ATÉ 24 VEZES
 
2 - Parcelamos no cheque sendo 1º contra apresentação, + 4 para 30,60,90,120dd sem aumento.
 
3 - O seu cartão está sem limite? Dê 1 entrada  via depósito na conta da Serjus e o restante parcele no cartão.(mande e-mail para suporte@serjus.com.br ou ligue e combine com Francisco: 31-8889-3729)

Aula demonstrativa

 

Você terá um prazo de 6 meses (180 dias) para concluir o curso de 170hs de duração e poderá assistir ATÉ DUAS VEZES cada vídeo.

 

ESTE CURSO CONTÉM:

  • DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO ATULALIZADÍSSIMAS PARA 2015,  
  • DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL, TAMBÉM ATUALIZADAS APÓS ENTRAR EM VIGOR O NOVO CÓDIGO DE NORMAS DE MINAS GERAIS (Você de outro estado que pretende adquirir o curso, não temos o CÓDIGO DE NORMAS DO SEU ESTADO, temos somente o de Minas Gerais).

Baixe a planilha de aulas no link abaixo: 

http://www.serjusanoregmg.com.br/loja/Aulas_curso_preparatorio_2014_dispon%C3%ADveis.xls

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc...
  2. Durante todos os 6 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:
  • TELEFONE
  • E-MAIL
  • SKYPE
  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO
  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico vai: 

  • Cadastrar lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,
  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,
  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,
  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.
  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.
  • O suporte técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas.

  • Você  poderá comprar clicando no botão acima "ADICIONAR AO CARRINHO" e
  • também pela Loja Virtual, onde terá o contrato e mais informações detalhadas: http://loja.serjusanoregmg.com.br

Aperte o banner abaixo para entrar na LOJA VIRTUAL:

 

Nós da Serjus-Anoreg/MG e ESNOR, agradecemos a todos e garantimos a qualidade dos nossos cursos:

Aperte abaixo e entre na loja virtual

NOSSOS CURSOS ESTÃO SENDO CONSIDERADOS COMO OS MELHORES DO BRASIL, E O ÍNDICE DE APROVAÇÕES PASSOU DE 85%

 


•  Veja outras notícias

SERJUS - ANOREG MG - Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais

LOCALIZAÇÃO
  Rua Juiz de Fora, 1375 CS - Santo Agostinho - Cep 30180-061 - Belo Horizonte / MG

CONTATO
  Fone: (31) 3298-8400   /     E-mail: atendimento@serjus.com.br

SOCIAL
         SERJUS   UNIMED