Notícias

26/05/2015

Jurisprudência mineira - Agravo de instrumento - Cessão de direitos hereditários - Direito adquirido após cessão

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


AGRAVO DE INSTRUMENTO - CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS - DIREITO ADQUIRIDO APÓS CESSÃO - ART. 1.793, §1º, DO CÓDIGO CIVIL - NEGAR PROVIMENTO


- Tem-se que, à época da transmissão dos direitos hereditários, o direito à indenização pela desapropriação do imóvel rural cedido não existia e nem ao menos era certo, pois a ação de indenização foi ajuizada anos depois da cessão de direitos, não incorporando, então, esse direito àqueles cedidos na escritura pública.


Agravo de Instrumento Cível nº 1.0245.93.003069-8/001 - Comarca de Santa Luzia - Agravante: Luiz Fernando Miranda Gomes - Agravado: Espólio de Antônio Domingos do Rosário - Interessados: Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais, José Tomaz, Roberto Monteiro Orzil, Maria José Franco de Carvalho Orzil e outros - Relator: Des. Geraldo Augusto de Almeida


ACÓRDÃO


Vistos etc., acorda, em Turma, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, em negar provimento ao recurso.


Belo Horizonte, 31 de março de 2015. - Geraldo Augusto de Almeida - Relator.


NOTAS TAQUIGRÁFICAS


DES. GERALDO AUGUSTO DE ALMEIDA - Conhece-se do recurso, presentes os requisitos à sua admissibilidade.


Trata-se de agravo interposto contra a decisão que, nos autos da ação de indenização, não admitiu o ingresso de Sebastião Ferreira de Souza nos autos e determinou, após a preclusão da decisão agravada, colocar à disposição do juízo do inventário o valor depositado referente ao crédito do precatório nº 814.


Argumenta, em resumo, o agravante que, conforme escritura pública de cessão de direitos hereditários, os herdeiros do espólio de Antônio Domingos do Rosário transferiram para Sebastião Ferreira de Souza toda posse, direito e ação que exerciam sobre o imóvel da presente ação. Que Sebastião Ferreira de Souza outorgou a Maurílio Pereira Vilela poderes amplos e gerais e ilimitados para vender, ceder, transferir o precatório nº 814 referente à quota-parte do credor espólio de Antônio Domingos do Rosário. Que Maurílio Pereira Vilela substabeleceu ao agravante todos os poderes que lhe foram conferidos, requerendo a inclusão na presente ação de Sebastião Ferreira de Souza e em face do mencionado substabelecimento fosse liberado ao recorrente o crédito que está à disposição do espólio. Que, em audiência dos autos, Precatório nº 814, foi acordado entre as partes ora litigantes e o órgão devedor um desconto no valor devido para fins de pagamento ao espólio. Que desde a assinatura da escritura pública de cessão de direitos hereditários o espólio não é mais o titular dos direitos de ação sobre o referido imóvel, sendo certo que o procurador do espólio não tinha direito de transacionar em nome de Sebastião Ferreira de Souza, legítimo e exclusivo titular dos referidos direitos. Que, independentemente da irregularidade da transação, o agravante, na qualidade de procurador legítimo e exclusivo de Sebastião Ferreira de Souza, requereu a expedição de alvará para levantamento do valor depositado em favor do espólio, sendo a este negado pelo Juízo a quo. Que o espólio teve parte de sua área apossada pelo DER/MG e, assim, juntamente com demais proprietários das áreas desapropriadas, ajuizaram ação de indenização, a qual foi julgada procedente. Que o espólio teve desapropriada uma área de 8.400 m2 . Que, conforme escritura pública de cessão de direitos hereditários, foi transferida a Sebastião Ferreira de Souza toda posse, direito e ação que exerciam sobre o imóvel objeto da ação de indenização. Que, ao contrário do alegado pelo procurador do espólio, a área desapropriada encontra-se inserida naquela maior cedida pelos herdeiros do espólio, razão pela qual infundado o argumento de que, quando da cessão, no ano de 1986, "[...] a rodovia já era fato consumado [...]". Requer o conhecimento e provimento do agravo de instrumento, determinandose a expedição de alvará para levantamento do valor depositado em nome do agravante (f. 02/09-TJ). 


Foi concedido parcial efeito suspensivo ao recurso (f. 287/288-TJ).


Devidamente intimado, o agravado ofereceu contraminuta, alegando, preliminarmente, pelo não conhecimento do recurso, pois deserto e intempestivo; quanto ao mérito, argumenta, em síntese, pelo desprovimento do recurso.


É o breve relatório.


Examinam-se as preliminares.


Quanto à preliminar de intempestividade levantada, verifica-se que esta não deve prosperar. 


Foi devolvido à parte o prazo recursal conforme decisão de f. 275-TJ. Esta foi publicada em 23.01.2015, começando a fluir o prazo de 10 dias para interposição do agravo de instrumento no 1º dia útil seguinte à publicação. Assim, o prazo findou-se em 04.02.2015, data do protocolo do recurso neste Tribunal de Justiça (f. 02-TJ), portanto tempestivo o recurso.


Quanto à preliminar de falta de recolhimento de custas. razão não cabe ao agravado.


O agravo de instrumento foi interposto às 17h59min do dia 04.02.2015, quando já se havia encerrado o expediente bancário.


Assim, consoante entendimento da Súmula 484 do STJ, tem-se que o recurso não é deserto.


Rejeitam-se as preliminares.


Examina-se o recurso.


O presente agravo restringe-se à decisão que não admitiu o ingresso de Sebastião Ferreira de Souza nos autos e determinou, após a preclusão da decisão agravada, colocar à disposição do juízo do inventário o valor depositado referente ao crédito do precatório nº 814.


Tem-se que o art. 1.793 do Código Civil, que amparou a decisão agravada, dispõe que o direito à sucessão aberta pode ser objeto de cessão por escritura pública.


Dispõe o art. 1.793 do CC/02, §1º:


“Art. 1.793. O direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cessão por escritura pública.


§ 1º Os direitos, conferidos ao herdeiro em consequência de substituição ou de direito de acrescer, presumem-se não abrangidos pela cessão feita anteriormente”.


Verifica-se que foi juntada aos autos a escritura pública de cessão de direitos hereditários do agravado a Sebastião Ferreira de Souza às f. 53/56-TJ, lavrada em 16 de outubro de 1986. Nesse documento, os herdeiros de Antônio Domingos do Rosário cederam seus direitos hereditários, transferindo a posse, direito e ação sobre o imóvel rural denominado "Córrego Frio".


No entanto, tem-se que, à época da transmissão dos direitos hereditários, o direito à indenização pela desapropriação do imóvel rural cedido não existia e nem ao menos era certo, pois a ação de indenização foi ajuizada anos depois da cessão de direitos, não incorporando, então, esse direito àqueles cedidos na escritura pública a Sebastião Ferreira de Souza.


Esse entendimento aplicado no presente caso alia-se àquele posto pela doutrina que versa da seguinte forma sobre o art. 1.793, §1º, do CC/02:


"O §1º do art. 1.793, CC, estabelece a presunção segundo a qual a cessão feita não abrange os direitos hereditários decorrentes da substituição ou de direito de acrescer adquiridos pelo herdeiro-cedente depois da cessão realizada, exatamente porque à época em que houve a cessão ele não era titular dos direitos hereditários que veio a adquirir por força de substituição testamentária ou de direito de acrescer" (GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. 2. ed. v. 7. p. 38).


"Unicamente aquilo que constitui o direito do herdeiro, no momento do negócio, entra na cessão, e desde que envolva a posição hereditária de quem cede, ou a quota de que é titular por direito hereditário. Não ingressa na sua extensão futuros direitos, ou porções deferidas por substituição ou direito de acrescer, por ordem do §1º do art. 1.793 [...]" (RIZZARDO, Arnaldo. Direito das sucessões. 7. ed. p. 101-102).


"A disposição do §1º é de inteira lógica; recebendo o herdeiro, após cessão, novos direitos, nos casos de substituição ou por direito de acrescer, não podem ser considerados como integrantes da cessão, pois à época em que celebrada, não compunham o patrimônio do cedente" (PELUSO, Cezar (Coord.). Código Civil Comentado: doutrina e jurisprudência. 7. ed. p. 2.164). 


Dessa forma, correto o entendimento do MM. Magistrado a quo, não merecendo reforma sua decisão.


Com tais razões, nega-se provimento ao agravo, mantendo a decisão agravada.


Votaram de acordo com o Relator os Desembargadores Vanessa Verdolim Hudson Andrade e Armando Freire.


Súmula - NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. 


 

CURSO ATUALIZADO 2015 - DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO - PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS

  • CONCURSANDOS EM GERAL CUJO CONCURSO EXIGE AS MESMAS DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • ESTUDANTES DE DIREITO

  • Oficiais Registradores, Tabeliães de Notas e de Protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório, COM A FINALIDADE DE ATUALIZAR-SE, e também prepararem-se para outros concursos dos próximos anos, ou concurso de remoção.


VALOR PARA CONCURSANDOS EM GERAL:  1.700,00

Quant.:
  
  Frete Grátis
SIMULADOR DE PARCELAS: CLIQUE AQUI E SIMULE ATÉ 24 VEZES

VALORES DO CURSO PARA CONCURSANDOS EM GERAL NÃO ASSOCIADOS A SERJUS-ANOREG/MG:

  • VALOR DO CURSO:  1.700,00 REAIS
  • BOLETO BANCÁRIO COM 10% DE DESCONTOS =  1.530,00 REAIS
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 6X SEM AUMENTO = 6 X  283,33
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 12X COM AUMENTO A PARTIR DA 7ª PARCELA= 12X  160,66 
  • CHEQUE PRÉ-DATADO: 1 + 4 SENDO: 1 ENTRADA E + 4 PARA 30,60,90,120 = 5 CHEQUES DE  340,00 (O PRIMEIRO CHEQUE PODE SER DEPÓSITO NA CONTA DA SERJUS E OS OUTRO ENVIADOS VIA SEDEX. VOCÊ MANDA O RECIBO DO DEPÓSITO E O RECIBO DA POSTAGEM DOS OUTROS CHEQUES NOS CORREIOS E NÓS LIBERAMOS OS DADOS DE ACESSO: E-MAIL suporte@serjus.com.br FRANCISCO).

VALOR PARA ASSOCIADOS A SERJUS-ANOREG/MG:  1.600,00

Quant.:
  
  Frete Grátis

 

SIMULADOR DE PARCELAS: CLIQUE AQUI E SIMULE O PARCELAMENTO EM ATÉ 24 VEZES

VALORES DO CURSO PARA  ASSOCIADOS DA SERJUS

  • VALOR DO CURSO:  1.600,00 REAIS
  • BOLETO BANCÁRIO COM 10% DE DESCONTOS =  1.440,00 REAIS
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 6X SEM AUMENTO = 6 X  266,66
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 12X COM AUMENTO A PARTIR DA 7ª PARCELA= 12X  133,00 
  • CHEQUE PRÉ-DATADO: 1 + 4 SENDO: 1 ENTRADA E + 4 PARA 30,60,90,120 = 5 CHEQUES DE  320,00 (O PRIMEIRO CHEQUE PODE SER DEPÓSITO NA CONTA DA SERJUS E OS OUTRO ENVIADOS VIA SEDEX. VOCÊ MANDA O RECIBO DO DEPÓSITO E O RECIBO DA POSTAGEM DOS OUTROS CHEQUES NOS CORREIOS E NÓS LIBERAMOS OS DADOS DE ACESSO: E-MAIL suporte@serjus.com.br). 

GRADE DE AULAS: APERTE AQUI E BAIXE UMA PLANILHA CONTENDO A GRADE DE AULAS, CORPO DOCENTE, MINUTAGEM.

SÃO 74 AULAS - 151 VÍDEOS EM UM TOTAL DE 6.894 MINUTOS OU 115 HORAS DE AULAS

DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO: 

  • PARTE GERAL DO DIREITO 
  • DIREITO EMPRESARIAL 
  • DIREITO CONSTITUCIONAL 
  • DIREITO ADMINISTRATIVO 
  • DIREITO TRIBUTÁRIO 
  • DIREITO CIVIL 
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
  • DIREITO PENAL 
  • PROCESSO PENAL 
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA IMPRIMIR, DISPONIBILIZADO PELOS PROFESSORES, COMO: SLIDES, PDF'S, APOSTILAS, ETC.

Aula demonstrativa

 

Nosso índice de aprovação no último concurso chegou a 85%!  E com estes cursos, queremos aumentar esse percentual;Veja mais cursos em www.serjusanoregmg.com.br

PROFª DRª WÂNIA TRIGINELLI:

  • MESTRE, DOUTORADA em Direito Privado, Notarial e Registral, coordenadora e professora na Esnor - Puc Minas e Faculdade Milton Campos do curso de pós Graduação.

CORPO DOCENTE:

Mestres da PUC Minas das disciplinas gerais do Direito Brasileiro, Titulares das disciplinas do Direito Notarial e Registral do curso de Pós-Graduação da Faculdade Milton Campos, alguns membros do corpo docente são titulares de serventias conseguidas através da aprovação em concursos passados.

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc...

  2. Durante todos os 3 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:

  • TELEFONE

  • E- MAIL

  • SKYPE

  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO

  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico  vai: 

  • Cadastrar-lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,

  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,

  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,

  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.

  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.

  • O Suporte Técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas

CURSO ATUALIZADO 2015 ON-LINE DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO 100% PELA INTERNET

                  


•  Veja outras notícias

SERJUS - ANOREG MG - Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais

LOCALIZAÇÃO
  Rua Juiz de Fora, 1375 CS - Santo Agostinho - Cep 30180-061 - Belo Horizonte / MG

CONTATO
  Fone: (31) 3298-8400   /     E-mail: atendimento@serjus.com.br

SOCIAL
         SERJUS   UNIMED