Notícias

30/04/2015

Cadastro Ambiental Rural é tema de reunião entre ministros do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estiveram reunidos nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), para discutir sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ferramenta é uma das principais inovações do Código Florestal, instituído em 2012, e identifica e integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Segundo Patrus, o objetivo do encontro é reforçar a parceria entre os ministérios. “Estamos aqui para somar esforços para que a gente possa viabilizar o CAR”, ressaltou. Até o dia 5 de maio, agricultores familiares de todo o País devem preencher o cadastro eletrônico e, assim, continuar acessando políticas de crédito do Governo Federal.

Cadastro

Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país, três áreas especificas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal.

No caso de passivo, o proprietário poderá aderir a Programas de Regularização Ambiental (PRA), um termo de compromisso assumindo a recuperação florestal. A inscrição no cadastro é obrigatória para todos os imóveis rurais, sejam eles públicos ou privados, bem como de áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do território.


Gabriella Bontempo


 

APERTE PARA ENTRAR NA LOJA VIRTUAL

www.serjusanoregmg.com.br

TEMOS TUDO PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA OS CONCURSOS PARA PASSAR E DEPOIS TREINAR OS SEUS COLABORADORES DO CARTÓRIO:

TEMOS OS CURSOS ON-LINE (100% pela internet), APOSTILAS, LIVROS E SEMINÁRIOS GRAVADOS AO VIVO QUE VOCÊ PODERÁ ASSISTIR PELA INTERNET.

TUDO ISSO PODE SER ADQUIRIDO PELA NOSSA LOJA VIRTUAL ESNOR APERTANDO O BANNER ACIMA.


•  Veja outras notícias