Notícias

30/03/2015

Falta de audiência de conciliação não impede homologação de divórcio consensual

A audiência de conciliação ou ratificação que antecede a homologação de divórcio consensual tem cunho meramente formal, e a falta de sua realização não justifica a anulação do divórcio quando não há prejuízo para as partes. 

Essa foi a tese adotada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao negar, por unanimidade de votos, recurso pelo qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pretendia anular a homologação de um divórcio ao argumento de que a audiência de conciliação não fora realizada. 

O recurso refere-se a ação de divórcio consensual ajuizada em 2012, tendo sido comprovado que o casal já estava separado de fato desde 2001. A partilha, os alimentos e as visitas ao filho menor, então com 14 anos, foram estabelecidos de comum acordo. 

Por não haver pauta próxima para realização da audiência e por não verificar no acordo qualquer prejuízo às partes, especialmente ao filho menor, a magistrada considerou possível a imediata homologação do divórcio. 

A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A corte estadual entendeu que a falta da audiência de conciliação poderia configurar, no máximo, mera irregularidade que não justificaria a anulação do processo devido à ausência de prejuízo. 

O Ministério Público estadual recorreu ao STJ insistindo na obrigatoriedade da audiência, mesmo no divórcio consensual, com base no artigo 40, parágrafo 2º, da Lei 6.515/77 (Lei do Divórcio) e no artigo 1.122, parágrafos 1º e 2º, do Código de Processo Civil (CPC). O parecer do Ministério Público Federal foi pelo não provimento do recurso. 

PEC do Divórcio 

O relator, ministro Moura Ribeiro, apontou as diversas mudanças legislativas sobre o divórcio desde a lei de 1977 e destacou que a Emenda Constitucional 66/10, que ficou conhecida como PEC do Divórcio, deu nova redação ao artigo 226, parágrafo 6º, da Constituição Federal (CF). O novo texto estabelece que “o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”. 

A alteração legislativa, segundo o ministro, simplificou o divórcio e eliminou os prazos para sua concessão, colocando em prática o princípio da intervenção mínima do estado no direito de família. “Cria-se nova figura totalmente dissociada do divórcio anterior”, afirmou Moura Ribeiro. 

Com isso, o relator entendeu que as normas invocadas pelo MPRS passaram a ter redação conflitante com o novo ordenamento ao exigir a realização de uma audiência para conceder o divórcio direto consensual. Isso porque não existem mais as antigas condições de averiguação de motivos e transcurso de tempo da separação de fato. 

Nova interpretação 

O MPRS alegou no recurso que a EC 66 não revogou as disposições infraconstitucionais a respeito do divórcio consensual. O ministro Moura Ribeiro reconheceu que a Lei do Divórcio ainda permanece em vigor. Contudo, afirmou que a intenção do legislador foi simplificar a ruptura do vínculo matrimonial. 

“Trata-se, em verdade, de nova interpretação sistemática em que não podem prevalecer normas infraconstitucionais do Código Civil ou de outro diploma, que regulamentavam algo previsto de modo expresso na Constituição e que esta excluiu posteriormente, como no presente caso”, explicou o relator no voto. 

O ministro assegurou que essa nova interpretação não viola o princípio da reserva de plenário, previsto no artigo 97 da CF, segundo o qual “somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público”. 

Segundo o relator, a decisão não faz qualquer declaração de inconstitucionalidade, mas somente a interpretação sistemática dos dispositivos legais relacionados ao caso em julgamento.

Leia o voto do relator.

CURSO PREPARATÓRIO COMPLETO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS A DISTÂNCIA, EAD, 100% PELA  INTERNET, SUPER ATUALIZADO PARA 2015.

  • Oficiais registradores, Tabeliães de notas e de protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • Estudantes de Direito

  • Empresários do ramo imobiliário

Prezados Oficiais e Tabeliães, bom dia.

Queremos informar-lhe que esse curso não tem por objetivo apenas preparar o candidato para o concurso de cartório.

Ele pode ser adquirido para que você mesmo se atualize e seus colaboradores também.

É um curso super atualizado gravado após a implantação do Novo Código de Normas.

Além de atualizar lhes sobre o Direito Brasileiro, vai atualizar-lhes também, sobre a aplicação do Novo Código de Normas nas serventias de RI, RTDPJ, RCPN, Tabelionatos de Notas e Protesto.

A sua serventia poderá adquirir o curso on-line e terão 6 meses de acesso, e poderão tirar 1 hora por dia após o expediente ou antes do expediente e passar as aulas para todos assistirem ao mesmo tempo.

São 170hs de aulas e 180 dias para fazer 1 hora de aula por dia. Tirando os fins de semana e feriados, se quiserem, poderão se reunir e assistirem mais horas de aula por dia, assim terminarão mais rápido o curso de atualização.

É a nossa dica para quem  tem o cartório e não precisará ter custos elevados com viagens, hospedagens, congressos e cursos presenciais intensivos para  atualizar-se e depois ainda ter que mandar cada um de seus colaboradores fazerem os cursos de atualização também.

É uma forma barata e confortável. Poderão fazer uma reunião agradável, com petiscos e estudo e isto vai unir muito mais os membros do cartório em torno de um só objetivo que é a informação atualizada, em prol da qualidade e do bom atendimento aos seus clientes, e a manutenção dos seus empregos.

Atenciosamente,


  • Associados da Serjus ou Ex-Alunos:  3.150,00  
  • Associados RECIVIL:  3.150,00  
Quant.:
  
  Frete zero

SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  2.835,00 À VISTA


  • Não Associados da Serjus ou Recivil:  3.700,00  

Quant.:
  
  Frete zero

 SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  3.330,00 À VISTA


1 -  PARCELAMOS NO CARTÃO ATÉ 6X SEM AUMENTO OU ATÉ 24 VEZES
 
2 - Parcelamos no cheque sendo 1º contra apresentação, + 4 para 30,60,90,120dd sem aumento.
 
3 - O seu cartão está sem limite? Dê 1 entrada  via depósito na conta da Serjus e o restante parcele no cartão.(mande e-mail para suporte@serjus.com.br ou ligue e combine com Francisco: 31-8889-3729)

Aula demonstrativa

 

Você terá um prazo de 6 meses (180 dias) para concluir o curso de 170hs de duração e poderá assistir ATÉ DUAS VEZES cada vídeo.

 

ESTE CURSO CONTÉM:

  • DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO ATULALIZADÍSSIMAS PARA 2015,  
  • DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL, TAMBÉM ATUALIZADAS APÓS ENTRAR EM VIGOR O NOVO CÓDIGO DE NORMAS DE MINAS GERAIS (Você de outro estado que pretende adquirir o curso, não temos o CÓDIGO DE NORMAS DO SEU ESTADO, temos somente o de Minas Gerais).

Baixe a planilha de aulas no link abaixo: 

http://www.serjusanoregmg.com.br/loja/Aulas_curso_preparatorio_2014_dispon%C3%ADveis.xls

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc...
  2. Durante todos os 6 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:
  • TELEFONE
  • E-MAIL
  • SKYPE
  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO
  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico vai: 

  • Cadastrar lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,
  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,
  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,
  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.
  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.
  • O suporte técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas.

  • Você  poderá comprar clicando no botão acima "ADICIONAR AO CARRINHO" e
  • também pela Loja Virtual, onde terá o contrato e mais informações detalhadas: http://loja.serjusanoregmg.com.br

Aperte o banner abaixo para entrar na LOJA VIRTUAL:

 

Nós da Serjus-Anoreg/MG e ESNOR, agradecemos a todos e garantimos a qualidade dos nossos cursos:

Aperte abaixo e entre na loja virtual

NOSSOS CURSOS ESTÃO SENDO CONSIDERADOS COMO OS MELHORES DO BRASIL, E O ÍNDICE DE APROVAÇÕES PASSOU DE 85%

 

 


•  Veja outras notícias