Notícias

07/06/2013

TJMG terá espaço para conciliação de conflitos envolvendo imóveis

A direção do Tribunal assina nesta segunda-feira convênio com a Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato das Empresas Administradoras de Imóveis 

Problemas relacionados a imóveis, revisão de aluguel, despejo, entre outros, poderão ser resolvidos sem a necessidade de ajuizar uma ação. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assina nesta segunda-feira, 10 de junho, um termo de cooperação com a Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-MG) e o Sindicato das Empresas Administradoras de Imóveis, Corretoras de Imóveis, Incorporadoras de Imóveis e Urbanizadoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Secovi) para propiciar a conciliação pré-processual de conflitos entre empresas do mercado imobiliário e seus clientes. A solenidade acontece na sede da CMI, às 10h30 – rua Alagoas, 721, Savassi, Belo Horizonte/MG.  

Segundo o 3º vice-presidente do TJMG e superintendente dos projetos inovadores, Manuel Saramago “com essa iniciativa, o cidadão terá o conflito solucionado de forma rápida e gratuita, livre dos percalços do processo comum”. 

O Tribunal disponibilizará as instalações e magistrados, servidores e conciliadores para conduzirem as sessões de conciliação. Já a CMI-MG e a Secovi irão garantir a presença de um preposto nas sessões agendadas. 

 Atendimento  

Os interessados poderão requerer a solução de um conflito relacionado a imóveis no portal do Tribunal, desde que não estejam com uma ação em curso. A partir daí, a outra parte será chamada para apresentar uma proposta de acordo. A sessão de conciliação pré-processual acontece no Centro Judiciário do Fórum Lafayette.  

Resolvido o problema, as partes receberão uma cópia do acordo. Se o que foi pactuado não for cumprido, esse documento poderá ser utilizado em uma eventual execução judicial. Se o acordo não for obtido, o cidadão será orientado sobre as demais formas de solução do conflito.


•  Veja outras notícias