Notícias

02/12/2014

Segurança jurídica extrajudicial deve ser alicerce ao mercado financeiro

Samy Dana, economista e comentarista da Globo News, abre exposições de evento nacional destacando papel de notários e registradores. 

Gramado (RS) – Abrindo as palestras do XVI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, promovido pela Anoreg-BR na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, os participantes puderam acompanhar a exposição realizada pelo economista e comentarista da Globo News, Samy Dana. 

Em uma palestra repleta de atualidades intitulada “Aspectos Socioeconômicos do país e a contribuição Notarial e Registral” retratou o cenário atual da política econômica nacional em comparação à realidade conjuntural internacional, destacando aspectos como crescimento, produtividade, expectativa do mercado e índice de confiança dos empresários nas ações governamentais. 

Com gráficos técnicos sobre a evolução da inflação, emprego, taxa de juros e investimentos, comparou a economia do Brasil frente aos mercados estrangeiros, segmentando os países de acordo com o seu nível de desenvolvimento. Entre os tópicos principais de sua apresentação, Dana destacou a necessidade de que o investidor “tenha a segurança jurídica oferecida pela atividade registral e notarial, como forma de incentivo ao desenvolvimento econômico sustentável no País”, disse. 

Segundo o economista, os cartórios brasileiros podem contribuir com o desenvolvimento de uma maior segurança para o mercado financeiro e de investimentos no País. “Acredito que os cartórios tem uma representatividade e são instituições bem vistas, com isso podem ajudar não só a recuperar a credibilidade das leis como também contribuir com o desenvolvimento do país”, opinou. 

Durante a apresentação, Samy Dana destacou a necessidade da constante atualização das matérias da classe e ressaltou sobre a troca de experiências entre notários e registradores. “Toda atividade precisa de uma reciclagem, de um debate, e nada melhor que chamar pares para se encontrar e debater. O congresso tem essa missão, ele traz pessoas que estão enfrentando problemas similares para discutir soluções juntos”, finalizou.


•  Veja outras notícias