Notícias

27/04/2015

STJ: CEF terá de devolver valores pagos por arrendatários de imóveis com defeito

A Caixa Econômica Federal (CEF) deve reparar os vícios de construção apresentados em imóveis de moradores do Residencial Estuário do Potengi, em Natal, e devolver os valores pagos pelos arrendatários que optaram por desfazer o negócio. O empreendimento faz parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do governo federal. 

O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e confirmou posição das instâncias inferiores em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em razão dos vícios construtivos nos imóveis. 

O residencial estava incluído no PAR, disciplinado pela Lei 10.188/01, que tem como objetivo o atendimento da necessidade de moradia da população de baixa renda. A CEF é o agente gestor do Fundo de Arrendamento Residencial. 

Qualidade discutível 

Os autos descrevem que o residencial foi construído com materiais de qualidade questionável, com redes de abastecimento de gás e energia elétrica precárias, além de fossa séptica mal dimensionada. Menos de um ano depois da entrega, os imóveis também apresentavam infiltrações nas lajes e escadas, alagamento durante chuvas e outros vícios. 

O juiz de primeira instância reconheceu que a CEF foi negligente na fiscalização da obra – o que era sua obrigação na qualidade de executora de um programa habitacional do governo – e responsabilizou-a pelos reparos necessários, além de autorizar o desfazimento do negócio por parte daqueles que assim optassem, com direito à devolução de todo o dinheiro pago a título de taxa de arrendamento. 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) confirmou a sentença por entender que a CEF, gestora do fundo e encarregada da construção da obra, tinha a responsabilidade de entregar aos arrendatários “bens imóveis aptos à moradia, respondendo por eventuais vícios de construção”. 

Enriquecimento sem causa 

No recurso ao STJ, a CEF alegou que a obrigação de devolver o dinheiro aos que optassem por desfazer o negócio, mesmo eles tendo ocupado os imóveis nesse período, configuraria enriquecimento sem causa, proibido pelos artigos 884 e 885 do Código Civil. 

O relator do recurso, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, citou precedente (REsp 1.102.539) em que o STJ já estabeleceu a distinção da responsabilidade da CEF quando atua apenas como agente financeiro ou como agente executor das políticas habitacionais do governo – caso dos autos. 

Ele rebateu a alegação da CEF sobre enriquecimento sem causa. Para o magistrado, “inegavelmente” existe causa que enseja a devolução aos arrendatários “dos valores por eles despendidos para residir em imóvel que apresentou assomados problemas”. 

Incúria 

Segundo Sanseverino, os incômodos sofridos pelos moradores e aqueles que ainda virão – porque as obras de reparo com certeza levarão tempo – “são suficientes para fazer resolvido o contrato e devolvidos os arrendatários que assim optarem ao seu status anterior”. 

O relator disse que os moradores optaram pelo arrendamento, sistema que lhes permitiria ao final adquirir os imóveis, mas foi a CEF, por sua própria incúria na fiscalização da obra, quem inviabilizou essa aquisição futura e, assim, deu causa à resolução dos contratos. 

O ministro afirmou ainda que as alternativas conferidas aos adquirentes desses imóveis estão previstas no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que “regula os efeitos dos vícios de qualidade do produto”.

CURSO PREPARATÓRIO COMPLETO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS A DISTÂNCIA, EAD, 100% PELA  INTERNET, SUPER ATUALIZADO PARA 2015.

  • Oficiais registradores, Tabeliães de notas e de protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • Estudantes de Direito

  • Empresários do ramo imobiliário

Prezados Oficiais e Tabeliães, bom dia.

Queremos informar-lhe que esse curso não tem por objetivo apenas preparar o candidato para o concurso de cartório.

Ele pode ser adquirido para que você mesmo se atualize e seus colaboradores também.

É um curso super atualizado gravado após a implantação do Novo Código de Normas.

Além de atualizar lhes sobre o Direito Brasileiro, vai atualizar-lhes também, sobre a aplicação do Novo Código de Normas nas serventias de RI, RTDPJ, RCPN, Tabelionatos de Notas e Protesto.

A sua serventia poderá adquirir o curso on-line e terão 6 meses de acesso, e poderão tirar 1 hora por dia após o expediente ou antes do expediente e passar as aulas para todos assistirem ao mesmo tempo.

São 170hs de aulas e 180 dias para fazer 1 hora de aula por dia. Tirando os fins de semana e feriados, se quiserem, poderão se reunir e assistirem mais horas de aula por dia, assim terminarão mais rápido o curso de atualização.

É a nossa dica para quem  tem o cartório e não precisará ter custos elevados com viagens, hospedagens, congressos e cursos presenciais intensivos para  atualizar-se e depois ainda ter que mandar cada um de seus colaboradores fazerem os cursos de atualização também.

É uma forma barata e confortável. Poderão fazer uma reunião agradável, com petiscos e estudo e isto vai unir muito mais os membros do cartório em torno de um só objetivo que é a informação atualizada, em prol da qualidade e do bom atendimento aos seus clientes, e a manutenção dos seus empregos.

Atenciosamente,


  • Associados da Serjus ou Ex-Alunos:  3.150,00  
  • Associados RECIVIL:  3.150,00  
Quant.:
  
  Frete zero

SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  2.835,00 À VISTA


  • Não Associados da Serjus ou Recivil:  3.700,00  

Quant.:
  
  Frete zero

 SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  3.330,00 À VISTA


1 -  PARCELAMOS NO CARTÃO ATÉ 6X SEM AUMENTO OU ATÉ 24 VEZES
 
2 - Parcelamos no cheque sendo 1º contra apresentação, + 4 para 30,60,90,120dd sem aumento.
 
3 - O seu cartão está sem limite? Dê 1 entrada  via depósito na conta da Serjus e o restante parcele no cartão.(mande e-mail para suporte@serjus.com.br ou ligue e combine com Francisco: 31-8889-3729)

Aula demonstrativa

 

Você terá um prazo de 6 meses (180 dias) para concluir o curso de 170hs de duração e poderá assistir ATÉ DUAS VEZES cada vídeo.

 

ESTE CURSO CONTÉM:

  • DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO ATULALIZADÍSSIMAS PARA 2015,  
  • DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL, TAMBÉM ATUALIZADAS APÓS ENTRAR EM VIGOR O NOVO CÓDIGO DE NORMAS DE MINAS GERAIS (Você de outro estado que pretende adquirir o curso, não temos o CÓDIGO DE NORMAS DO SEU ESTADO, temos somente o de Minas Gerais).

Baixe a planilha de aulas no link abaixo: 

http://www.serjusanoregmg.com.br/loja/Aulas_curso_preparatorio_2014_dispon%C3%ADveis.xls

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc...
  2. Durante todos os 6 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:
  • TELEFONE
  • E-MAIL
  • SKYPE
  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO
  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico vai: 

  • Cadastrar lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,
  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,
  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,
  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.
  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.
  • O suporte técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas.

  • Você  poderá comprar clicando no botão acima "ADICIONAR AO CARRINHO" e
  • também pela Loja Virtual, onde terá o contrato e mais informações detalhadas: http://loja.serjusanoregmg.com.br

Aperte o banner abaixo para entrar na LOJA VIRTUAL:

 

Nós da Serjus-Anoreg/MG e ESNOR, agradecemos a todos e garantimos a qualidade dos nossos cursos:

Aperte abaixo e entre na loja virtual

NOSSOS CURSOS ESTÃO SENDO CONSIDERADOS COMO OS MELHORES DO BRASIL, E O ÍNDICE DE APROVAÇÕES PASSOU DE 85%

 

 


•  Veja outras notícias