Notícias

06/06/2013

Recivil patrocina e lança livro de Registro Civil das Pessoas Naturais

Montes Claros (MG) - O mais novo livro sobre Registro Civil das Pessoas Naturais foi lançado no último dia 25 de maio, pelo Recivil, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, durante a realização do I Simpósio do Sindicato. 

O livro Registro Civil das Pessoas Naturais é de autoria do registrador civil de Claro dos Poções, Waldir de Pinho Veloso, que é mestre em linguística, pós-graduado em direito e professor de direito em Montes Claros. Autor de mais de 10 obras, entre elas Direito Processual Administrativo, Waldir começou a trabalhar no livro sobre Registro Civil em meados de 2012. 

No início de 2013, Waldir de Pinho Veloso procurou o Recivil com a obra finalizada, e já na editora, convidando o presidente Paulo Risso para prefaciar o livro. A obra foi então apresentada a toda a diretoria, que buscando o aprimoramento da classe aprovou a compra e a distribuição gratuita de exemplares para os cartórios de registro civil das pessoas naturais. 

“Entendo ser a obra do registrador Waldir de grande valia para a classe mineira. È nítido o trabalho árduo de pesquisa e estudo do colega para escrever tantas páginas sobre a disciplina do Registro Civil das Pessoas Naturais. Nada, até hoje, nas Minas Gerais, se fez com tanta profundidade e qualidade, sendo, com certeza, a primeira obra doutrinária sobre a matéria”, escreveu Nilo Nogueira, diretor do Recivil, ao avaliar a obra antes de sua publicação.  

O livro foi oficialmente lançado, para a classe, no dia 25 de maio, na cidade de Montes Claros, terra do autor, onde estavam reunidas mais de 80 pessoas, entre registradores, substitutos, escreventes e auxiliares de cartórios. 

Paulo Risso acompanhou o lançamento da obra e apoiou o trabalho de pesquisa e aprimoramento dos registradores. “Esta obra doutrinária servirá como pesquisa, meio de conhecimento e debate, para muitos registradores, e até mesmo para outros profissionais do direito que se interessam pela área. A legislação que rege o trabalho dos registradores e notários é extensa e segmentada, o que dificulta o acompanhamento por parte dos profissionais. Esta publicação servirá como apoio doutrinário e prático no trabalho diário realizado dentro das mais de mil e quinhentas serventias espalhadas por todo o território deste extenso Estado de Minas Gerais. Ao meu caro colega, Waldir de Pinho Veloso, deixo a certeza de que todo esforço e tempo dedicado na elaboração desta importante obra será recompensado ao ver o serviço extrajudicial sendo prestado com eficiência. Aos leitores, em especial àqueles que se dedicam diariamente à prática do Registro Civil das Pessoas Naturais, desejo que aproveitem ao máximo o conhecimento aqui expressado”, declarou Risso. 

Waldir agradeceu a presença de todos e se emocionou em lançar o livro em sua terra. “Todos escritor sabe que mais difícil do que escrever uma obra é divulgá-la. Agradeço a atenção, a disponibilidade e o  carinho com que o Recivil me atendeu. É muito gratificante fazer um lançamento de uma obra na nossa terra, para o nosso público alvo e com o apoio de toda a classe”, agradeceu Waldir. 

Depois das palavras, foi realizado um coquetel para o lançamento e a tarde de autógrafos do livro.


•  Veja outras notícias