Notícias

19/11/2014

Abertura do XVI Congresso da Anoreg/BR conta com a presença de autoridades e congressistas de várias regiões do Brasil

O presidente do IRIB, Ricardo Coelho, participou da solenidade 

Com a presença de várias autoridades e de profissionais da classe notarial e de registro, aconteceu no dia 17/11, a abertura oficial do XVI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. O evento ocorre entre os dias 16 a 20 de novembro, em Gramado/RS.

O presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, agradeceu aos Institutos Membros e as Anoregs Estaduais pela união e parceria. “Hoje, nosso congresso está sendo realizado graças a vocês, que estão aqui presentes. Nossos eventos buscam, principalmente, a integração e a amizade perpétua”.

Bacellar lembrou ainda, que, por meio da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), diversos desembargadores, juízes e integrantes do Poder Judiciário podem conhecer um pouco mais sobre o direito notarial e de registro. Durante o evento, foi exibido um vídeo do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que por motivos de força maior não pode estar presente no congresso deste ano. O ministro, durante o vídeo, fez a recomendação para que todos os cartórios brasileiros participem do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), que busca premiar as serventias que desenvolvem boas ações na prestação desse serviço (Assista o vídeo do ministro da Justiça).

O presidente da Anoreg-RS, Mário Mezzari, agradeceu a todos pela presença e afirmou a alegria em receber tantos colegas na cidade de Gramado/RS. Mezzari também fez uma retrospectiva sobre a história do Rio Grande do Sul. O deputado federal, Alex Canziani (PR), informou que está disponível na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, para colaborar com os projetos de lei no sentido de aprimorar o serviço notarial e de registro. O deputado também comentou sobre a questão econômica e o futuro do país.

Na ocasião, o presidente da COOPNORE, Sérgio Mânica, ressaltou que o cooperativismo é o maior regulador de mercado financeiro e comentou sobre a importância de eventos como o XVI Congresso da Anoreg-BR.

Em seguida, o presidente do IRIB, Ricardo Coelho, parabenizou Rogério Bacellar pela atuação na presidência da Anoreg-BR, e destacou a importância da união entre as entidades de classe, pois esta união estabelece um acesso maior aos Três Poderes da República. “A união entre as entidades da classe só tem força juntas”.

O presidente do IEPTB, Leo Almada,destacou a atuação das entidades e lembrou os primeiros congressos realizados pelos notários e registradores. Após seu discurso, o presidente do IRTDPJ-BR, Paulo Rêgo, destacou a oportunidade proporcionada pelo congresso para encontrar colegas e compartilhar experiências pessoais e familiares. “Que todos possam sair deste evento maiores e mais unidos”, afirmou.

O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, parabenizou os organizadores pelo evento e ressaltou que a partir dos congressos da classe é verificada a grande força que notários e registradores têm no país. “A partir de eventos como este, podemos sentir a força que temos”. Ubiratan também convidou a todos para participarem do Congresso da UINL no Rio de Janeiro em 2015, em comemoração aos 450 anos de existência do notariado português.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento: o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, o presidente da Anoreg-RS, Mário Mezzari, o Deputado Federal, Alex Canziani, ministro do STJ Fernando Gonçalves, Des. do TJRS Francesco Conti, a presidente de honra da Anoreg-BR, Lea Portugal; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Ricardo Coelho; a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) representada por Calixto Wenzel; o presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB-BR) Leo Barros Almada; o presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB), Ubiratan Guimarães; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ-BR) Paulo Rêgo; e o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (COOPNORE), Sérgio Mânica, entre outras autoridades.

Após a abertura do congresso, aconteceu a premiação do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR 2014 (PQTA), que contou com a participação de 82 cartórios de vários estados brasileiros. Em seguida, foi apresentado o Espetáculo dos criadores do Natal Luz: Korvatunturi e depois, servido um belo coquetel de boas vindas.


•  Veja outras notícias