Notícias

05/06/2013

Cartórios extrajudiciais da Paraíba passam a integrar o Malote Digital

A partir desta quarta-feira (5) todos os 500 cartórios extrajudiciais da Paraíba estarão integrados ao Malote Digital. O sistema já é utilizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba desde o final de 2010. Agora, as serventias extrajudiciais ligadas à Corregedoria Geral de Justiça também entram nesse de tipo de comunicação que economiza tempo, dinheiro e material humano. 

Com o malote digital, o TJPB já economizou R$ 31.080,00 no que diz respeito a utilização dos Correios e, R$ 15.055,10 quanto à impressão de documentos.

 O gerente de Fiscalização Extrajudicial, Sebastião Alves, informou que com a utilização do Malote Digital, todos os procedimentos dos expedientes de competência da Corregedoria Geral de Justiça serão sensivelmente mais ágeis e eficazes, a exemplo de provimentos, expedientes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca de registros. Sebastião também esclareceu que todas as informações técnicas já foram enviadas aos cartórios. 

O Malote Digital é um sistema desenvolvido com finalidade de possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de expediente. O sistema, originalmente chamado “Hermes”, foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Posteriormente, foi cedido por meio de convênio ao CNJ, onde sofreu adaptações para permitir a troca eletrônica de correspondências com diversos órgãos do Poder Judiciário, passando a ser conhecido como Malote Digital. 

O Malote Digital é fácil de navegar e sua estrutura de menus e opções possibilita a realização de todas as tarefas disponibilizadas. A ajuda on line pode ser acionada a qualquer momento, por meio do link disponível no próprio sistema do Malote Digital, permitindo ao usuário esclarecer dúvidas, verificando como a tarefa deve ser realizada, ou como um campo pode ser preenchido.


•  Veja outras notícias