Notícias

10/10/2014

Judiciário de RO capacita registradores e notários de cartórios extrajudiciais

O objetivo da capacitação é compartilhar novas e boas práticas para melhorar o atendimento feito pelas serventias extrajudiciais à sociedade. 

Atualizações de protestos, delegação e aspecto institucional dos serviços de registros públicos e notariais foram alguns dos temas abordados pelo professor Mário Camargo, vice-presidente de RCPN na Anoreg-BR, presidente da Anoreg-SP e professor da Escola Nacional de Direito Notarial e de Registro (ENNOR), que abriu as exposições do curso de Capacitação Prática em Direito Notarial e de Registro, que teve início nesta segunda-feira, 9/10, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, em Porto Velho.

O curso, realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), Associação Nacional de Notários e Registradores (Anoreg) e Anoreg-RO e Escola Nacional de Direito Notarial e de Registro (Ennor), é direcionado aos profissionais que atuam no atendimento à população em serventias extrajudiciais, os populares cartórios, onde são feitas autenticações, reconhecimentos de firma, registros, protestos de títulos, entre outros inúmeros serviços.

O objetivo da capacitação, que reúne mais de 180 profissionais, entre serventuários, juízes, notários, registradores e funcionários de cartórios, é compartilhar novas e boas práticas para melhorar o atendimento feito pelas serventias extrajudiciais à sociedade. 

Após a cerimônia de abertura, presidida pelo corregedor-geral da Justiça, Daniel Ribeiro Lagos, o professor Mário Camargo falou sobre as principais atualizações da área, com vistas ao aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão rondoniense. 
 
Pioneirismo

O Estado de Rondônia é pioneiro no País em parcerias com as associações de registradores para formação e aprimoramento dos profissionais da área. A afirmação foi do presidente da Anoreg-Brasil, Roberto Portugal Bacellar, ao destacar que, atualmente, nos 27 estados do país, são realizados cursos dessa natureza.

A disposição do Tribunal de Justiça de Rondônia em capacitar e buscar a melhoria na prática também foi ressaltada pelo professor Mário Camargo, ao final de sua exposição sobre as atualidades do Direito Notarial.

À tarde a palestra aborda temas de Prática no registro de títulos, documentos, pessoas jurídicas e atualizações legislativas através do palestrante Graciano Pinheiro, advogado e professor da Ennor.

O curso encerra nesta sexta-feira, (10), às 17h, e conta com a participação do Diretor da Anoreg-BR, Ary José de Lima, e Allan Guerra, Presidente da Anoreg-DF. 


•  Veja outras notícias