Notícias

09/10/2014

CORI-MG realiza seu primeiro seminário em Belo Horizonte

Foi realizado, nesta terça-feira (8), o 1º Seminário do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais (CORI-MG). O evento ocorreu no hotel San Diego Suites, em Belo Horizonte, e teve como tema “O Registro Eletrônico”. Cerca de 100 participantes marcaram presença, entre registradores, funcionários das serventias, membros da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ-MG) e representantes das empresas de tecnologia da informação. 

O objetivo do seminário foi apresentar as funcionalidades do registro eletrônico, bem como da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), desenvolvida pela Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp), com a cooperação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Na programação do evento, houve espaço para palestras e debates entre os participantes, a CGJ e os desenvolvedores dos softwares de gerenciamento dos sistemas aplicados às serventias notariais e registrais imobiliárias. 

Quem fez a abertura do encontro foi o presidente do CORI-MG, Francisco Rezende, que destacou a importância da criação da entidade e da realização do seminário. “O CORI foi criado a partir da necessidade de segmentar, também, a representatividade dos registradores de imóveis do estado de Minas Gerais. Todas as outras atividades notariais e registrais já estavam segmentadas”, disse. “Os principais objetivos e valores do CORI são o desenvolvimento, o estudo, a pesquisa e disseminar o registro imobiliário para toda a sociedade.”

Francisco Rezende faz a abertura do 1º Seminário do CORI-MG

O corregedor-geral de Justiça do estado de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, foi uma das personalidades que compuseram a mesa de abertura do congresso. Ele parabenizou os responsáveis pela criação do CORI-MG. “Se os registradores se unirem, com certeza o Colégio Registral Imobiliário vai ficar muito mais forte do que ele é hoje. Já nasceu forte, assim como as outras entidades já existentes”, afirmou.

O desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, corregedor-geral de Justiça, participa do evento

O presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, recém-eleito deputado estadual, também discursou na abertura do evento. Ele agradeceu aos colegas notários e registradores que o apoiaram em sua campanha eleitoral, em especial o presidente Francisco Rezende. Para Roberto Andrade, é um contrassenso os cartórios ainda receberem os ofícios de indisponibilidade de bens de maneira não eletrônica. “Em pelo século 21, nós já estamos na era da informática e os cartórios têm de receber milhares e milhares de ofícios de indisponibilidade. Aquilo nunca tem uma eficiência”, disse.

Roberto Andrade, presidente da Serjus-Anoreg/MG, fala sobre a importância do CNIB

Também estiverem na mesa de abertura: o presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Sinoreg/MG), Maurício Leonardo; o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gilberto Netto de Oliveira Júnior; e o oficial do registro de imóveis de Ubá, Dirceu dos Santos Ribeiro, também eleito deputado estadual. Na ocasião, foram assinados convênios entre o CORI-MG e as entidades Serjus-Anoreg/MG, Arisp, Sinoreg-MG e OAB.

O vice-presidente da Serjus-Anoreg/MG, Wolfgang Jorge Coelho, assina o convênio com o CORI-MG

O CORI-MG foi criado em 13 de junho de 2014. Entre seus objetivos, estão a representação específica dos registradores de imóveis, a defesa da autonomia da profissão do registrador imobiliário, o apoio jurídico aos colegas registradores, a busca da uniformização de procedimentos e o fomento ao desenvolvimento científico do direito registral imobiliário. 

A CNIB é um sistema de alta disponibilidade que está publicado na Internet no domínio www.indisponibilidade.org.br e que tem por objetivo substituir o atual modelo de comunicações das indisponibilidades de bens decretadas por Juízes de Direito e por Autoridades Administrativas.


•  Veja outras notícias