Notícias

19/05/2014

MG: Bebês poderão ser registrados em hospitais em Montes Claros

Processo foi instituído pelo CNJ e está em fase de testes.
Emissão de registro deve funcionar a partir de quarta (21). 

Está em fase de testes no Hospital Universitário Clemente Faria, em Montes Claros (MG), o registro informatizado de recém-nascidos dentro dos hospitais. O processo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça, ocorre via internet e é interligado aos cartórios. A expectativa e de que o sistema esteja em funcionamento a partir da quarta-feira (21). 

O chefe de cartório Cláudio Teixeira, diz que "a iniciativa facilita a vida das famílias, já que a criança já sai do hospital com o registro, sem a necessidade de ir até um cartório." 

Para que o trabalho seja realizado, há um computador e um funcionário do cartório dentro do hospital. Os dados são colhidos e enviados para o cartório, onde serão checados. Posteriormente a informações voltam para a unidade de saúde e o registro recebe a certificação digital. Cláudio Teixeira diz que o processo é totalmente seguro.  

A responsável pela emissão dos registros no hospital é Cristina Cerqueira. Ela diz que o processo informatizado pretende interligar todos os cartórios do Brasil. "Isso facilita a vida dos pais, já que a não será mais preciso ir até o local onde a criança nasceu, para retirar a segunda via do documento". 

O primeiro registro emitido na fase de testes foi o de João Heitor Rocha. "Foi fácil e rápido, levei os documentos e logo ficou pronto", fala o pai do bebê, João Rocha de Oliveira. 

A responsável pela maternidade do Hospital Universitário fala que "a emissão do registro ainda no local representa um grande beneficio, já que a instituição tem a possibilidade de garantir o primeiro direito ao cidadão."


•  Veja outras notícias