Notícias

19/09/2014

Código de Normas de MG Digital Comentado Aplicativo para iPhone / iPad / iPod Touch

Versão eletrônica do livro impresso "Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registros do Estado de Minas Gerais – Provimento 260/2013 – COMENTADO", Marcelo Rodrigues. 1. edição (2014).

São comentados os principais artigos da inédita codificação administrativa que entrou em vigor em 10/12/2013, com 1.073 artigos.

Essa normativa, entre outros aspectos, disciplina o funcionamento e a ordem dos serviços, padroniza procedimentos, fomenta regras definidoras das posturas éticas, imprime coerência lógica e sistemática, regula novos direitos civis e urbanísticos, elimina repetições e divergências, bem como dispositivos derrogados, revogados expressa ou tacitamente, e em confronto com a Lei de Organização e Divisão Judiciárias, a Constituição do Estado de Minas Gerais e a Constituição da República, supre omissões e, por fim, confere unidade ao corpo das normas administrativas aplicadas aos serviços notariais e de registros públicos de Minas Gerais.

Os comentários estão recheados de doutrina, sentenças da Vara de Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte, jurisprudência, enunciados das Súmulas do STJ e da ANOREG, além de remissão a diversos dispositivos da Lei dos Registros Públicos (6.015/73), Lei dos Cartórios (8.935/94) e do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registros elaborado pelo CNJ para o Estado do Piauí, em vigor desde 24/4/2013. Apresenta, em acréscimo, diversas leis de direito material relacionadas às atividades desenvolvidas perante os cartórios.

A versão eletrônica possui ainda a íntegra da Lei dos Registros Públicos (6.015/73), Lei dos Cartórios (8.935/94) e da Resolução TJMG 651/2010, com a redação da Resolução TJMG 737/2013, dispondo de eficiente ferramenta de busca. Traz, igualmente, um quadro com a síntese das principais alterações promovidas pelo Provimento 260/2013, com um total de 83 itens destacados.

O autor é:

  • Magistrado de carreira, ingressou na Magistratura Mineira como 1º colocado no respectivo concurso público.
  • Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
  • Foi juiz titular da Vara de Registros Públicos do Fórum Lafayette, Comarca de Belo Horizonte.
  • É membro do Conselho Editorial da Revista de direito imobiliário (RT-IRIB),
  • da Comissão de Direito Notarial da Escuela Judicial de Latino America (EJAL)
  • e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
  • Examinador da disciplina Registros Públicos nos concursos públicos para outorga das delegações dos serviços de tabelionatos e registros públicos em Minas Gerais.
  • No Edital 1/ 2014, exerce ainda a Presidência da respectiva Comissão.
  • Examinador da disciplina Registros Públicos 1, do concurso público para outorga dos serviços notariais e de registros do Estado de Pernambuco 2013-2014 (provas orais).
  • Consultor especial da Comissão encarregada da elaboração do anteprojeto do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais (Provimento 260/2013).
  • Especialista em Direito Notarial e Registros Públicos, conferencista e palestrante.
  • Autor das obras jurídicas: Tratado de registros públicos e direito notarial (Atlas, 2014), Estudos avançados de direito notarial (Elsevier, co-autoria, 2013), Questões dissertativas de direito civil com respostas (Del Rey, 1999), entre outras publicações.

O aplicativo foi desenvolvido pela Max Systems e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch.

Para acessar a página do aplicativo na App Store, clique aqui, ou na imagem abaixo.


•  Veja outras notícias