Notícias

12/05/2014

Cartórios de Minas Gerais buscam interação com prefeituras durante o 31º Congresso dos Municípios Mineiros

(Belo Horizonte-MG) O Recivil e a Serjus-Anoreg/MG participaram, nos dias 6, 7 e 8 de maio, do 31º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, em Belo Horizonte, pela Associação Mineira de Municípios.

Abertura solene marcou inicio do congresso com a entrega da medalha municipalista a deputados, desembargadores e autoridades do estado.

As entidades fizeram uma exposição, num dos estandes do evento, dos serviços prestados pelos cartórios do estado. Estiveram presentes ao estande os representantes das especialidades de imóveis, notas, protesto e registro civil. 

De acordo com Paulo Risso, presidente do Recivil, a interação entre os cartórios e os municípios é importante devido ao papel social que os cartórios prestam a população. “O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais é o cartório da cidadania. Lá estão registradas e guardadas as informações do nascimento, do casamento e do óbito de todos os mineiros. É importante que os prefeitos e vereadores conheçam mais de perto o trabalho que é realizado por estas serventias. Muitas prefeituras firmam convênios com o Recivil para a realização de mutirões de documentação nos municípios, para assim ajudar na erradicação do sub-registro”, declarou Paulo Risso.

O presidente do Recivil, Paulo Risso, ao lado do presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, durante o 31º Congresso Mineiro de Municípios.

Para o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, a interação entre as prefeituras e os cartórios beneficia os municípios e a população. “Muitos serviços prestados pelos cartórios beneficiam os municípios e facilitam a vida do cidadão. Como exemplos disto, podemos citar, a cobrança da dívida ativa, feita pelo tabelião de protestos, e a regularização fundiária, realizada pelos cartórios de imóveis,” declarou ele. 

Os serviços realizados pelos cartórios foram apresentados no estande que funcionou durante todo o evento. Prefeitos, vereadores e secretários tiveram a oportunidade de conversar com representantes das entidades e conhecer mais de perto os serviços prestados pelas serventias.

Mais de 1000 pessoas passaram pelo Expominas no 1º dia do evento

“Esta iniciativa foi de suma importância, uma vez que os serviços prestados pelos cartórios são essenciais para a vida em sociedade. São estes atos que garantem a segurança jurídica de qualquer ação da pessoa natural ou da pessoa jurídica. É uma necessidade que os governantes conheçam a função social dos cartórios”, completou Paulo Risso. 

O evento contou ainda com a participação de palestrantes renomados como os jornalistas Carlos Sardenberg e Willian Waack. Além dos políticos, Clésio Andrade, Fernando Pimentel, Márcio Lacerda e Pimenta da Veiga.


•  Veja outras notícias