Notícias

25/03/2014

REGISTRADORES FAZEM PALESTRA NA CMI-SECOVI SOBRE CONDOMÍNIOS E INCORPORAÇÕES – PADRONIZAÇÃO E ESCLARECIMENTOS

Fernando Nascimento - 1º RIBH; Otimar Bicalho – Presidente da CMI Secovi eleito para a gestão 2014-2016; Maurício Chebly - Fundador da CMI; Evandro Negrão de Lima Jr. - Presidente da CMI Secovi MG; Telma Sarsur – Assessora jurídica da Serjus/Anoreg; Francisco Rezende – 4º RIBH; Leonardo da Costa Mota - Vice-presidente Administradoras de Condomínios da CMI Secovi MG

Representantes da Serjus/Anoreg estiveram no último dia 20/03/2014, na Sede da CMI-SECOVI, numa plenária sobre a padronização dos atos de condomínio e incorporações.

Fernando Nascimento, titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis, apresentou o resultado de um trabalho de padronização que começou em 2009 e foi consolidado com a publicação do Código de Normas do Estado de Minas Gerais. Segundo ele, para a incorporadora ganhar tempo e evitar os retrabalhos, deve seguir 04 passos: 1º) preparar previamente a matrícula que receberá o empreendimento; 2º) conhecer os atos a serem praticados e a sequencia de lançamento nas matrículas; 3º) usar as listas de documentos (cleck list) disponibilizados pela Serjus/Anoreg; 4º) usar os modelos de memoriais padronizados. Para Fernando, seguir esses quatro passos garante que o empreendimento será registrado de maneira rápida, evitando-se retrabalho.

Após a apresentação, Francisco Rezende, titular do 4º Ofício de Registro de Imóveis esclareceu as dúvidas dos incorporadores, quanto aos atos registrais, às aberturas de matrículas e a forma de cobrança. Segundo ele, o importante é fortalecer esse diálogo e parceria entre os cartórios e as construtoras/incorporadoras.

Evandro Negrão, presidente da CMI-SECOVI, agradeceu o empenho dos registradores em procurar melhorar os serviços cartorários com a padronização dos procedimentos e com o atendimento em geral. Para ele “muito importante para os empresários é ter previsibilidade, saber os atos a serem praticados, quanto custa, como vai ser, o prazo que vai demorar, previsibilidade é uma palavra chave”.

CMI – SECOVI 

A CMI - Câmara do Mercado Imobiliário é a associação que representa os empresários do setor imobiliário, consolidando esse mercado e dando representatividade às suas centenas de associadas, por meio de intensa participação política, possuindo hoje cerca de 700 empresas dos segmentos de administração de imóveis, administração de condomínios, corretagem, incorporação e loteamento. 

O Secovi-MG é uma entidade criada pela CMI que pode representar e defender os interesses coletivos ou individuais das empresas de compra, venda, locação, administração de imóveis e de condomínios. 

    

Fotos da Plenária

 Reunião na Serjus/Anoreg em 24/05/2012


•  Veja outras notícias