Notícias

19/02/2014

Informações dos cartórios de Mato Grosso poderão ser acessadas

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, e a Associação de Notários Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT) iniciaram os andamentos para estabelecer parceria para a criação e manutenção do sistema de registro eletrônico nos Serviços Notariais e Registrais do Estado. “Esta ferramenta representará avanço à Justiça, pois o magistrado terá acesso imediato aos dados notariais e registrais, o que contribuirá para maior agilidade da prestação jurisdicional”, explicou o juiz auxiliar Antônio Veloso Peleja Júnior. 

Durante a reunião realizada hoje (17 de fevereiro) na sede da Corregedoria, a presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Biachin Pacheco, ressaltou a importância da parceria. “Afirmo que o maior número de informações do país está nos cartórios. Por outro lado, ainda temos dificuldade em identificar fraudes. Devemos fortalecer os sistemas a fim de evitar esse problema”, pontuou. 

O representante da empresa que desenvolverá o software, Djalma Ribeiro, apresentou uma proposta para a criação da Central de Informações, que armazenará todos os dados desejados dos Cartórios Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso e facilitará o intercâmbio dessas informações, entre os cartórios, clientes e o Poder Judiciário. A consulta deverá ser liberada para clientes, associados e Poder Judiciário. 

A diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da Corregedoria, Nilcemeire dos Santos Vilela, e a responsável pelo Cartório do Primeiro Oficio da Comarca de Cuiabá, Glória Alice Ferreira Bertoli, também participaram da reunião. 

Ficou marcada para o próximo dia 10 de março, às 10h, na CGJ, a elaboração de uma minuta de provimento sobre o assunto.


•  Veja outras notícias