Notícias

10/05/2013

60 cartórios extrajudiciais de Goiás já contam com adesão total ao selo eletrônico

Conforme levantamento feito nesta semana pela Divisão de Gerenciamento do Sistema Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), 60 serventias extrajudiciais de Goiás já aderiram em 100% ao selo eletrônico. Destas, segundo aponta a estatística, 29 concluíram a implantação no último mês.

Para o diretor da Divisão do Extrajudicial, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior, esse é um avanço significativo e representa uma nova era da modernidade no que se refere aos cartórios extrajudiciais, uma vez que o resultado da substituição do selo físico pelo eletrônico é maior celeridade, economia de espaço e segurança jurídica.
 
“O selo físico apresentava uma série de problemas, inclusive possibilidades frequentes de falsificação, além de emperrar a prestação do serviço porque tinham que ser colados e isso demandava muito tempo. Sem dúvida, além de facilitar o serviço e tornar mais ágil os atos dos cartórios extrajudiciais, o selo eletrônico proporciona maior segurança jurídica e reduz os custos dos serviços notariais e registrais”, ressaltou.
 
O sistema de selo eletrônico foi regulamento pelo Provimento nº 3, de 7 de maio de 2012, da CGJGO e lançado oficialmente em 26 de junho de 2012. Sua disponibilização é feita através do Portal Extrajudicial da Corregedoria mediante login e senha, o que permite aos delegatários de cartórios a solicitação dos atos necessários para sua utilização diária. 
 
 
Fonte: TJGO
 

•  Veja outras notícias