Notícias

24/01/2014

Participação Popular debate a burocracia no Brasil

(Se o vídeo estiver travando, é porque a sua conexão com a internet é lenta, então ligue e quando começar a rodar o vídeo, clique para dar pause e deixe o vídeo carregar por uns 15 minutos em pause e depois vc vai conseguir assistir sem travamento).

Baixar o vídeo: CLIQUE AQUI

Assistir ao vídeo na origem: CLIQUE AQUI

O cidadão nasce e imediatamente precisa de um registro de nascimento. É hora de ir ao cartório. Se faz 16 anos, e quer se emancipar, nova visita ao cartório. Se compra um carro, uma casa ou um terreno – de novo, se não for ao cartório, o negócio não tem validade. E é assim prá se casar, se separar, divorciar, receber herança, fazer doação, declaração, procuração... Até na hora da morte, lá está o cartório. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que, em apenas um semestre, os cartórios brasileiros arrecadaram 6 bilhões de reais. Hoje, além do Brasil, poucos países continuam tendo cartórios.

O que fazer para reduzir a burocracia na vida do brasileiro? Até que ponto ela serve apenas para engordar os cofres dos cartórios? É possível ter um país completamente desburocratizado? 


•  Veja outras notícias