Notícias

28/11/2013

Corregedoria lança cartilha de conciliação em parceria com a Globo

A Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo (CGJ) lançou, em parceria com as Organizações Globo, uma cartilha em quadrinhos que exemplifica situações que podem ser resolvidas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), por meio de acordos amigáveis entre as partes, antes do ajuizamento da ação ou durante os processos judiciais. Em linguagem simples, didática e com muitas ilustrações, a cartilha ensina sobre o funcionamento dos Cejuscs e dissemina a cultura de conciliação, criando uma mentalidade voltada à pacificação social. 

A ideia é expandir a solução de conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados, procedimentos esses que diminuem substancialmente o tempo de duração do litígio e, por consequência, o número de processos no Judiciário. 

O diretor jurídico da Central Globo de Comunicação, Carlos Araújo, contou que a cartilha nada mais é que uma forma de mostrar à população, em uma linguagem simples, o processo de conciliação que já está acontecendo. "Cada vez mais temos a percepção que o Judiciário se encontra abarrotado de um trabalho que poderia ser minimizado. A disseminação dessas informações não é a solução do problema, mas é caminho para diminuir o fluxo de demandas. A Globo se sente muito honrada em participar, junto com a Corregedoria-Geral da Justiça, de um projeto como esse, sucesso em todo o país e mais ainda em São Paulo. É a divulgação de um trabalho excepcional", afirmou. 

Facilitação - O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, responsável pelo projeto, explicou que a Cartilha sobre Conciliação é um grande passo na facilitação da comunicação. "A cartilha se soma a um trabalho notável que já é feito. Pela conciliação, as pessoas terão condições de conhecer melhor seus problemas. Precisamos avançar na disseminação dessa ideia. É uma pequena contribuição que a Corregedoria, com o grande apoio da Globo, oferece a uma iniciativa que já está em pleno curso", disse. 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, agradeceu à Globo pela grande parceria, e também ao desembargador Vanderci Álvares, coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Resoluções de Conflitos do TJSP, ao corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, ao diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, e a todos os envolvidos no projeto. "É uma satisfação muito grande lançar essa cartilha, participar desse projeto maravilhoso, de cidadania. A força da comunicação nos ajudará a disseminar a ideia da conciliação. O cidadão precisa saber que ele pode reivindicar seu direito. Estão todos de parabéns", declarou. 

O desembargador Vanderci Álvares disse que, graças ao casamento entre a CGJ-SP e a Presidência do TJSP, foi possível alastrar a cultura da conciliação – e da paz – em todo o estado. "Contamos com a instalação de 84 Cejuscs até agora, em um projeto inicial de 100 instalações até o fim do ano. Gostaria de agradecer o apoio de todos os que participaram do lançamento dessa cartilha para expandir a ideia da conciliação e a todos que colaboraram com as instalações do Cejuscs", concluiu.


•  Veja outras notícias