Notícias

21/09/2021

CNJ lança serviço para atendimento remoto por todos os cartórios de Registro de Imóveis

Através do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado, será possível fazer pesquisa, localização de bens, solicitações de certidões e o encaminhamento eletrônico de títulos

Corregedoria Nacional de Justiça lançou, na manhã desta terça-feira (21.09), em um evento on-line no canal do Youtube do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC). A ferramenta irá possibilitar o atendimento remoto por todos os Registros de Imóveis na internet.

O SAEC está disponível em um portal e possui uma série de módulos e serviços dedicados aos cidadãos e empresas privadas, visando a universalização de acesso para todos os cartórios de Registro de Imóveis do Brasil. Através do SAEC, será possível fazer pesquisa, localização de bens, solicitações de certidões e o encaminhamento eletrônico de títulos.

“Esse sistema permitirá a redução de prazos para registro e também servirá de apoio eficaz à regularização fundiária e aquisição da casa própria nos programas governamentais”, explicou o presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flauzilino Araújo dos Santos.

Além de contribuir para a realização de correições remotas, a plataforma eletrônica ainda vai receber e processar as solicitações de serviços para distribuir aos Registros de Imóveis competentes.

Além do SAEC, o presidente do ONR ainda comentou sobre os outros três sistemas que estão em funcionamento e que fazem parte do projeto de implantação de todos os serviços por meio eletrônico: a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens, o Penhora Online e o Ofício Eletrônico.

O SAEC é uma das etapas do projeto de implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). Ele é regulamentado pelo Provimento do CNJ n. 89/2019 e implementado pelo ONR.

A corregedora Nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, explicou que o projeto SREI “volta-se à universalização das atividades de registro público imobiliário e adoção da governança pública e da governaça corporativa para os registros de imóveis, de modo a implementar o registro imobiliário eletrônico em todo o território nacional”.

Também participaram do evento o diretor de Tecnologia do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Flauzilino Araújo dos Santoso presidente do Conselho Deliberativo do ONR, Flaviano Galhardo, o presidente do Encontro do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal (Encoge), desembargador Paulo Velten e o supervisor da Coordenadoria de Gestão de Serviços Notariais e de Registro da CN-CNJ, desembargador Marcelo Martins Berthe.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg-BR


•  Veja outras notícias