Notícias

26/07/2021

Rádio Itatiaia - Após mortes por covid-19 superarem nascimentos, registros de óbitos começam a cair em BH

Em abril, cartório do Barreiro chegou a registrar 30 mortes pelo novo coronavírus em um dia

Após balanço mostrar o quanto cartórios de Belo Horizonte registraram mais óbitos no primeiro semestre e menos nascimento da história da cidade, a Rádio Itatiaia traz dados mais animadores do momento, que chegam nessas mesmas unidades.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Letícia Franco, neste momento, já é possível passar um dia sem registrar qualquer morte por covid-19.

“O número de óbitos por covid-19 já reduziu bastante. Não dá para comparar com a situação de terror que foram os meses de abril e maio. Agora, em junho, tivemos uma boa redução de óbitos, que continuou em julho. Para você ter uma ideia, nessa semana, no cartório do Barreiro, nós tivemos dias com apenas dois óbitos por covid-19. Teve dia que não tivemos nenhum óbito por causa da doença”, explica.

Essa realidade de agora chegou após números preocupantes da doença, quando estatísticas mostraram disparada de mortes pelo novo coronavírus nos primeiros seis meses do ano.    

“No primeiro semestre de 2021, ele representou o semestre com maior número de óbitos até hoje e menor número de nascimentos. Nós tivemos uma média de 70% de aumento do número de óbitos e aproximadamente 9% da redução do número de nascimentos. No pico da pandemia, nós chegamos a lavrar 30 óbitos. Agora, em julho, os números estão bem menores. Nós temos lavrado dois ou três óbitos por dia. Houve dias em que lavramos mais óbitos do que nascimentos no cartório do Barreiro”, lembra.

 

Fonte: Rádio Itatiaia


•  Veja outras notícias