Notícias

21/11/2013

Presidente TJMG assume, interinamente, Governo de Minas

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, assumiu interinamente o Governo do Estado nesta quarta-feira, 20 de novembro, em cerimônia simbólica no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. O ato de transferência foi conduzido pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho. 

O desembargador Herculano Rodrigues assume o exercício do cargo de governador conforme prevê o artigo 87 da Constituição Mineira, já que estarão fora do país nos próximos dias o governador Antonio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro. O governador Antonio Anastasia volta ao cargo no próximo domingo, 24 de novembro. 

Currículo 

O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues é natural de Abre Campo, Zona da Mata mineira. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1971 e iniciou sua trajetória profissional como advogado. 

Cinco anos depois de formado, ingressou na magistratura, tendo sido juiz de direito das comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, tendo sido seu presidente entre 1989 e 1997. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça em 1997. Ocupou o cargo de vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG). Antes de assumir a Presidência, ocupou o cargo de 2° vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) – 2010-2012. 

Entre outras atividades profissionais, ocupou os cargos de vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tendo sido, nesta última, também secretário-geral.  O desembargador Herculano Rodrigues construiu, paralelamente à sua trajetória como magistrado, uma carreira no magistério. Lecionou Direito Público e Privado na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (Fumec) e foi professor de Processo Penal no Curso de Preparação de Magistrados da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).


•  Veja outras notícias