Notícias

20/11/2013

TJMA: Novos cartórios instalados já estão em pleno funcionamento

Corregedor-geral da Justiça visitou o 5º Tabelionato de Notas no Renascença nessa segunda-feira.

Vinte e oito novas Serventias Extrajudiciais (cartórios) instaladas em todo o Maranhão com a posse dos aprovados no concurso de notários já estão em pleno funcionamento. Só em São Luís, oito novas unidades passaram a integrar o serviço, facilitando a vida de milhares de pessoas.

Além de São Luís, as novas serventias estão em Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Amapá do Maranhão, Apicum-Açu, Bela Vista do Maranhão, Buritirana, Cachoeira Grande, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Lagoa do Mato, Lajeado Novo, Nova Colinas, Nova Olinda do Maranhão, Peritoró, Presidente Médice, Presidente Sarney, São Domingos do Azeitão, São José dos Basílios, Tufilândia e Vila Nova dos Martírios.

As novas serventias, com exceção de São Luís, foram instaladas em municípios onde não havia nenhum cartório, sendo necessário que a população recorresse aos municípios próximos, que tinham a responsabilidade dos serviços. A partir de agora, os municípios passam a ter sua Serventia Extrajudicial, que será responsável por todos os serviços de registros, notas, protestos etc.

Capital – Em São Luís, foram instaladas serventias específicas, em diferentes áreas da cidade, desafogando alguns cartórios e facilitando o atendimento da população. Agora, São Luís conta com mais um Ofício de Protesto, mais um Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas e mais quatro Tabelionatos de Notas.

“A população de São Luís precisava há anos dessas novas serventias. Os serviços estavam concentrados enquanto a população da cidade foi aumentando. Agora, as pessoas podem procurar pelos serviços em serventias próximas a sua residência e contar com um bom atendimento em todas as unidades”, frisa o corregedor Cleones Cunha.

O 2º Ofício de Protesto de Letras e outros Títulos de Créditos e o 2º Ofício de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas ficam localizados no Shopping do Automóvel, no Calhau; o 5º Tabelionato de Notas fica na Rua dos Azulões, no Renascença II; o 6º Tabelionato de Notas fica no Dal Plaza Center, na Cohab; o 7º Tabelionato de Notas fica na avenida Daniel de La Touche, na Cohama; e o 8º Tabelionato de Notas fica na avenida dos Portugueses, no Anjo da Guarda.

Bons serviços – Na segunda-feira (18), o corregedor-geral da Justiça, Des. Cleones Cunha, visitou o 5º Tabelionato de Notas, no Renascença II, constatando o benefício à população da instalação das novas serventias. De acordo com a titular da unidade, Juliana Pereira Soares, a procura pelo cartório tem crescido.

“No primeiro mês de funcionamento, quase ninguém procurava o nosso cartório. Agora as pessoas começam a identificar o local e saber que no Renascença agora tem um cartório que oferece serviços como reconhecimento de firma, autenticação e outros”, destacou Juliana Soares.

Para o corregedor Cleones Cunha, quem ganha são os moradores e quem trabalha no Renascença e bairros próximos. “Ficar com serviços como estes restritos ao Centro era muito ruim para uma população de um milhão de habitantes. Agora os serviços estão presentes em diversos bairros da cidade, contando com um atendimento de qualidade, como este que eu vejo aqui no 5º Tabelionato de Notas”, declarou.

Hoje, de acordo com a titular, são nove funcionários, todos fardados com identificação da serventia, registrando o horário de trabalho em ponto eletrônico e treinados semanalmente sobre os sistemas e as novas leis que surgem constantemente e interferem diretamente no trabalho.

As pessoas que procuram o cartório são atendidas através de senha eletrônica, que é monitorada pela titular do cartório, avaliando tempo de atendimento e espera, a fim de sempre melhorar o serviço. “Vamos analisando tudo na gestão do cartório para que possamos sempre oferecer um atendimento de qualidade às pessoas que nos procuram. Em breve deveremos aumentar o número de funcionários no atendimento porque a demanda tem crescido”, comemora Juliana Soares. Na oportunidade, o desembargador Cleones Cunha aproveitou para criar o seu cartão de assinaturas, para futuros reconhecimentos de firma.

Os contatos de todas as Serventias Extrajudiciais do Maranhão estão disponíveis no portal do Poder Judiciário, em Serviços ao Cidadão – Justiça de 1º Grau, Serventias.

Saiba a localização dos novos cartórios de São Luís:

2º Ofício de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Endereço: Av. dos Holandeses, Quadra 36, Lote 26, Quintas Do Calhau - Shopping do Automóvel. CEP 65071-380.
Fone:(98) 3303-9431/9432

2º Tabelionato de Protesto de Letras e Outros Títulos de Créditos
Endereço: Av. dos Holandeses, 01, Quadra 36, Shopping do Autommóvel, Calhau. CEP: 65071-380
Fone: (98) 3303-6415
Fax: (98) 3303-6413

5º Tabelionato de Notas
Endereço: Rua dos Azulões, Renascença II CEP: 65075-360
Telefone: (98) 3303-7155

6º Tabelionato de Notas
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, nº 619, Setor 01, Loja 12, Dal Plaza Center, Cohab. CEP:65051-210
Telefone:(98) 3015-6006

7º Tabelionato de Notas
Endereço: Av. Daniel de La Touche, Quadra D,Cohama. CEP: 65074-115
Telefone: (98) 3256-2266

8º Tabelionato de Notas
Endereço: Av. Portugueses, Quadra 167, Loja 04,Anjo da Guarda.
CEP: 65085-581
Telefone: (98) 3015-8008


•  Veja outras notícias