Notícias

28/12/2020

Clipping – Tribuna Online - Vinte e dois serviços de cartório pela internet

São procedimentos que podem ser resolvidos sem sair de casa, como segunda via de certidões de óbito, nascimento e de casamento

A pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social aceleraram e digitalizaram diversos serviços realizados pelos cartórios no Estado.

Atualmente, já é possível realizar cerca de 22 procedimentos sem sair de casa. São serviços como certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, escrituras de compra e venda, procurações, registros de imóveis e protestos.

“Com a pandemia, vários serviços que antes eram solicitados diretamente no balcão do cartório passaram a ser demandados por meio das centrais e dos próprios sites dos cartórios”, afirmou a tabeliã Fabiana Aurich, do Cartório Campo Grande.

Em alguns sites, a demanda aumentou 1.000%. Além deles, cartórios também passaram a promover o atendimento remoto por meio de plataformas mais comuns, como o WhatsApp.

Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo, Márcio Valory explicou que os sistemas de segurança também precisaram ser aperfeiçoados.

“Os cartórios precisaram pensar na biossegurança de seus serviços. Por isso, seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os serviços passaram a ser disponibilizados na internet por meio das centrais notariais e registrais”, ressaltou.

Em todos os serviços, a validade do documento é a mesma da emissão feita presencialmente no cartório, de acordo com o oficial substituto do Cartório 1º Ofício da 2ª Zona de Serra, Bruno do Valle.

“A segurança jurídica é garantida da mesma forma, sem que o cidadão precise ir ao cartório. Na internet, alguns serviços são até mais rápidos. Um exemplo é o Registro de Imóveis, que pode ficar pronto em até duas horas pela internet e, no cartório, o prazo chega a até cinco dias”, destacou.

Além da rapidez, a solicitação de atendimento e de consulta de documentos pode ser feita em qualquer dia e horário.

“Essa demanda, no entanto, será analisada e respondida dentro do horário de funcionamento do cartório responsável”, explicou Valle.

Fonte: A Tribuna Online


•  Veja outras notícias