Notícias

17/04/2013

Cartórios de Registro Civil do Amazonas estão interligados ao Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados da Arpen-SP

O Presidente da Associação de Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM), Marcelo Lima Filho e a Presidenta da Associação de Registro Civil de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), Maria das Graças de Miranda Salles, participaram nesta terça-feira, 9 de abril, de solenidade para assinatura do Termo de Cooperação Técnica objetivando a implantação de uma intranet que nos próximos meses irá interligar os Cartórios de Registro Civil de Manaus.

Com esta iniciativa, estes Cartórios serão interligados ao sistema administrado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo ¿ Arpen-SP e a outros cinco Estados da Federação: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. A iniciativa também foi possível graças ao apoio da Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais de São Paulo, cujo presidente Luis Carlos Vendramin Júnior, também assina o convênio garantindo o fornecimento da tecnologia a ser utilizada.

Doação de computadores

A solenidade foi marcada ainda pela doação de computadores de última geração, oferecidos pela Anoreg-AM a todos os Registradores Civis das Pessoas Naturais de Manaus. Além dos equipamentos, a Anoreg-AM se comprometeu a financiar a emissão de certificados digitais para cada um dos serviços extrajudiciais participantes, o que permitirá o acesso seguro à base de dados do sistema.

Benefícios para os usuários

Uma vez implantado, o novo sistema permitirá a emissão de certidões com maior celeridade, permitindo inclusive, a localização de registros na base de dados de cartórios localizados em outras unidades da federação, desde que também já esteja interligados à central mantida pela Associação de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP).
¿
A parceria firmada entre Anoreg-AM e Arpen-AM representa um enorme passo rumo à evolução do registro civil no Amazonas, por permitir a inclusão destes cartórios nesta plataforma tecnológica, sobretudo por vivermos em um Estado com dimensões continentais onde é fundamental identificar meios para atenuar as distâncias, e garantir o acesso à cidadania¿, afirmou Marcelo Lima Filho, que dirige a entidade que representa os tabeliães e registradores amazonenses.
¿
O Registro Civil vem mudando dia a dia e os Cartórios precisam se adaptar a esta nova realidade. Esta iniciativa é muito importante tanto para os Oficiais, quanto para os usuários do serviço, conforme vem acontecendo nos demais Estados¿, destacou a registradora Maria das Graças Miranda Salles, da Arpen-AM.

Fonte: Anoreg-AM

Fonte : Assessoria de Imprensa


•  Veja outras notícias