Notícias

17/04/2013

Corregedoria do Piauí faz campanha para reduzir taxa de bebês sem registro

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Francisco Antonio Paes Landim Filho, lançou hoje (9) o Programa Sistema de Interligação do Registro Civil, durante solenidade na Maternidade Santa Fé, zona Norte de Teresina.

O programa tem a missão de desenvolver, disponibilizar e gerenciar um sistema informatizado que interligue cartórios e maternidades para a emissão de registro de nascimento, logo após o parto. O registro deve ser feito ainda no estabelecimento de saúde e será uma ferramenta gratuita aos oficiais de registro civil, para organização de um banco de dados de nascimento, óbito e casamento.

“Esta é a segunda maternidade a ser interligada com os cartórios e a primeira provada em Teresina. Vamos levar esta ação para todo o Estado”, disse o desembargador Paes Landim, ressaltando a importância da ação para o registro de bebês.

O Corregedor Paes Landim destacou que o Piauí tem que sair desta posição de 3º colocado na falta de registro civil de seu povo. “A população carcerária em Teresina, por exemplo, chegou a um percentual de 65%, de presos sem registro civil, mas graças à iniciativa da Secretaria de Justiça, este percentual caiu para 35%, que ainda é um problema que tem que ser resolvido.

O Diretor da Maternidade Santa Fé, Dr. Alberto Monteiro informou que 400 crianças nascem por mês naquela casa de saúde. “Queremos aqui agradecer a iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça através do Corregedor Paes Landim por esta importante ação de trazer os cartórios de registros civis para nossa casa”.

 

Fonte: Site Cidade Verde


•  Veja outras notícias