Notícias

16/10/2013

TJ-BA: Restauração de livros cartorários é destaque na imprensa

Uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e o Mosteiro de São Bento foi destaque na imprensa nesta terça-feira (15/10). 

Uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e o Mosteiro de São Bento que está permitindo a restauração de livros de cartórios baianos foi destaque na imprensa nesta terça-feira (15/10). 

A iniciativa, que tem por objetivo preservar a história e a documentação do Poder Judiciário baiano, começou pelo 2º Ofício de Registro de Imóveis e Hipoteca, do bairro do Comércio, e deverá, em cinco anos, viabilizar a restauração de cerca de 1700 livros de cartórios de todo o Estado. 

A média é de 10 livros recuperados por mês, entre eles livros de registro de nascimento, casamento, óbito, registro de imóveis, entre outros que foram selecionados através da solicitação dos magistrados de diversas comarcas. 

Para Dom Ângelo Alves de Oliveira, diretor do laboratório de restauração do mosteiro, o projeto é muito significativo para a sociedade: “nós não temos interesse apenas em restaurar os livros, mas também em levar informação para a sociedade.” 

Segundo o coordenador, “o mosteiro sempre se preocupou não apenas com seus monges, mas também com a sociedade como um todo, e esta é uma forma que nós temos dar à sociedade a restituição da sua própria história.” 

De acordo com Ednaldo Cardoso, chefe do Núcleo de Documentação e Informação (NDI) do TJBA, após a restauração, os livros são digitalizados e devolvido à unidade "para que não haja, de novo, a degradação do livro na manipulação." 

Clique aqui e assista a matéria


•  Veja outras notícias