Notícias

11/10/2013

Arpen-Brasil e Anoreg-BR propõe sustentabilidade para o Registro Civil em reunião na SEDH

Brasília (DF) - Em reunião com a ministra Maria do Rosário Nunes na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SEDH), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil) entregou ofício propondo a possibilidade de que registradores civis possam firmar convênios com órgãos públicos para promover a sustentabilidade para o Registro Civil de Pessoas Naturais.

Na reunião, que aconteceu nesta terça-feira (08.10), estiveram presentes o presidente da Arpen-Brasil, Ricardo Augusto de Leão, o vice-presidente de Registro Civil da Anoreg-BR, Mario Camargo, além dos diretores: Calixto Wenzel (Arpen-RS), Dante Ramos Júnior (Arpen-PR), Luiz Manoel (Arpen-RJ), Cleomadson Barbosa (Arpen-AL).

Foi apresentado o Ofício (anexo) que sugere emenda a ser inserida no Decreto do Sistema de Informações de Registro Civil (SIRC), que está na iminência de ser assinado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. A proposta está amparada na experiência de quinze anos de existência dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) no Estado do Rio Grande do Sul.

A emenda sugerida prevê a inserção de um artigo permitindo a celebração de convênios entre o Registro Civil e os Órgãos Públicos, possibilitando, com amparo legal, a prestação de novos serviços, inclusive de registro veicular. 

A ministra Maria do Rosário mostrou-se muito sensível à questão e prometeu que se empenhará para inserir esse dispositivo já no Decreto do SIRC, ou encontrar outras formas de tornar isto possível. A ministra também agradeceu aos registradores civis pelo empenho e parceria que possibilitaram uma redução drástica do sub-registro no País, deixando claro que outras reuniões ocorrerão para avanços na solução de diversas questões atinentes à área.


•  Veja outras notícias