Notícias

11/10/2013

I Seminário Nacional “Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais”

O Ministério da Fazenda e a Receita Federal promoveram de 7 a 9 de outubro, em Brasília/DF, o I Seminário Nacional “Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais”. Representantes da classe registral imobiliária foram convidados a debater as várias implicações do projeto Sinter, que pretende criar um cadastro multifinalitário no país. A iniciativa depende da implantação do registro eletrônico e da integração do registro e do cadastro, segundo os proponentes. 

Representando os Registradores de Imóveis estavam representantes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e da Associação dos Registradores Imobiliários do Brasil (ARISP). Por parte da ARISP participaram o presidente, Flauzilino Araújo dos Santos e o vice-presidente, Francisco Ventura de Toledo. Já pelo do IRIB estiveram presentes o presidente, Ricardo Basto da Costa Coelho e o diretor Especial para implantação do Registro Eletrônico, João Carlos Kloster. 

Integraram a programação do evento, como expositores, o vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva (“Regularização Fundiária de Áreas Urbanas e Rurais”), e o membro nato do Conselho Deliberativo e ex-presidente do Instituto, Sérgio Jacomino (“Integração entre Registro e Cadastro – Cenários para o Brasil”).

Também estiveram presentes os registradores Daniel Lago Rodrigues, Fábio Ribeiro dos Santos, Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad, Henrique Ferraz de Mello, Márcio Guerra Serra, Mari Lucia Carraro, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, Naila de Rezende Khuri e Sérgio Busso. 

Entre os demais palestrantes, representantes dos Ministérios da Justiça, das Cidades e do Planejamento, do Conselho Nacional de Justiça, da Corregedoria-Geral de Justiça de São Paulo, do Incra, da Prefeitura de Belo Horizonte, da Escola Politécnica da USP, da Universidade de Santa Catarina, da Justiça Federal, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, do IBGE, da Caixa Econômica Federal, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, entre outras instituições.


•  Veja outras notícias