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19/02/2020

Registro de Imóveis de BH recebe premiação Diamante no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR pela 7ª vez

O 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte participa do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) desde 2009, quando recebeu a premiação na categoria Ouro. No decorrer desses anos, a serventia conquistou o prêmio Ouro de 2009 a 2012 e, de 2013 a 2019, conquistou 7 premiações Diamante. A última delas foi entregue no dia 28 de novembro, em Aracaju (SE), na cerimônia de entrega do 15º PQTA. O evento reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 162 cartórios de todo o País.

As serventias participantes foram avaliadas em 10 critérios: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance.

Fernando Pereira do Nascimento, titular do 1º Ofício - que é o cartório de Registro de Imóveis mais antigo da capital mineira - relata que para atender aos critérios da premiação foi preciso promover mudanças no dia a dia do cartório. “Desde que assumi o cartório, em fevereiro de 2008, iniciamos a caminhada para implantação de qualidade e melhoria contínua. Nossas ações estão focadas em práticas gerenciais e mecanismos de controle, de forma a alcançar resultados para todas as partes envolvidas”, relata o registrador.

Dentre as adequações feitas, Nascimento cita as melhorias na estrutura física e a informatização dos processos, ressaltando a transformação do sistema tradicional dos cartórios. “Uma série de ações foram promovidas, desde a mudança na estrutura física, a informatização do acervo, a qualificação da força de trabalho, até a adesão a programas de qualidade. Todas essas mudanças marcam a transposição do sistema tradicional de cartórios, antes em livros manuscritos e fichas datilografadas, para o sistema informatizado, colocando o 1º Ofício como referência de qualidade no segmento”.

As adequações efetivadas pelo cartório impactaram a prestação de serviços aos cidadãos e o reconhecimento do cartório perante a sociedade. “Com todas as melhorias realizadas, o Cartório teve seu grau de satisfação pelos clientes ampliado, e hoje o 1º Ofício é reconhecido pela sua rapidez no atendimento, pelo conforto que oferece e pela eficiência do trabalho”, conta Nascimento.

Como exemplo dos bons resultados conquistados no decorrer da participação no PQTA, o registrador de imóveis cita a otimização dos prazos de entrega e do tempo de atendimento. “Temos uma média de 4 dias para entrega de registros, dois dias para entrega de certidões, dois minutos de tempo de espera e sete minutos de tempo de atendimento, fatores importantes para o índice de 98% de satisfação dos clientes em 2019”.  

O registrador enfatiza que as mudanças efetivadas fazem parte do futuro da atividade registral. “Acreditamos que o futuro da nossa atividade será delineado pela busca da modernização, com planejamento estratégico, ferramentas de administração, mudança de métodos e de cultura de trabalho. Nossa busca pela melhor prestação de serviços será contínua. Este é o nosso compromisso”, enfatiza Nascimento.

Nesta edição, Minas Gerais foi o terceiro estado com o maior número de vencedores, e teve 19 Cartórios premiados: 11 na categoria Diamante, cinco na categoria Ouro e três na categoria Prata.

Clique aqui e veja a lista completa de premiados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg/MG


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