Notícias

30/09/2013

Mutirão para reconhecer paternidade de quase 150 mil crianças percorre PI

Casos que se arrastam por anos podem ser resolvidos em 24 horas. Projeto realizou mais de mil reconhecimentos em 11 meses. 

Um mutirão da justiça vai percorrer o Piauí para incluir na certidão de nascimento o nome do pai de quase 150 mil crianças. 

Maria do Rosário assistiu à palestra na escola da filha e decidiu procurar ajuda. “Eu decidi vir porque minha filha só ficava dizendo: ‘Eu não gosto do meu pai, porque não tem o nome dele no meu registro’”, diz. 

E a ajuda veio de ônibus. Eles percorrem o Piauí com um objetivo de mudar a situação de gente como Maria do Rosário. “O projeto visa, primeiro, desburocratizar, evitar aquela situação do pai ter que enfrentar fila em cartórios de registro civil, para aqueles pais que querem reconhecer espontaneamente”, explica o juiz Júlio César Mineiro. 

Casos que às vezes se arrastam por anos na justiça, com os profissionais do projeto, podem ser resolvidos em apenas 24 horas. Foi o que aconteceu com Pedro. Há dois anos, ele tentava reconhecer legalmente a filha: “Eu já queria há muito tempo e a menina também. Agora, ela pode dizer que tem um pai e eu posso dizer que tenho uma filha”, aponta. 

Em 11 meses, o projeto realizou mais de mil reconhecimentos de paternidade e, quando há dúvida, é feito gratuitamente o exame de DNA. Foi o que aconteceu com o vigilante Aureliano. “Se der o DNA positivo, vou ficar feliz e espantar a dúvida pra longe”, diz ele. 

E não são apenas crianças que se beneficiam com a iniciativa. Flaviana e Raimundo da Costa Liberato resolveram uma questão que ficou pendente por 20 anos. “Se antes eu pensasse como penso hoje, tinha resolvido no tempo correto. Eu me sinto feliz, com dever cumprido”, avalia o carpinteiro. “Em meia hora, mudou muito minha vida, eu me sinto feliz e realizada”, comemora Flaviana.


•  Veja outras notícias