TST ouve relato sobre demissões de escreventes em Cartório

Demissões de escreventes em Cartório - Presidente do TST ouve representantes de trabalhadores

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vantuil Abdala, ouviu hoje relato de um grupo de sindicalistas que veio manifestar preocupação em relação aos impasses que têm surgido, atualmente, entre trabalhadores de cartório e os novos titulares desses órgãos de registro. Segundo o diretor nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Zunga de Lima, muitos trabalhadores estão sendo demitidos pelos novos titulares dos cartórios, aprovados em concursos públicos. Os sindicalistas fizeram um relato das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores diante da mudança de regime jurídico ocorrida com os cartórios, cuja titularidade passou a ser alcançada por meio de concurso público. Segundo os representantes da categoria, que concentra mais de 230 mil profissionais em todo o País, o passivo trabalhista não tem sido assumido pelos novos titulares e os anteriores exploradores do serviço muitas vezes já estão mortos ou afastados da função para arcar com as verbas trabalhistas.

Durante o encontro, José Zunga lembrou a situação ocorrida tempos atrás com a Rede Ferroviária Federal. De acordo com a jurisprudência do Tribunal, o novo empreendedor também é responsável pelo trabalhador demitido depois da entrada em vigor do contrato de concessão. Quanto aos contratos rescindidos antes da entrada em vigor do contrato de concessão a responsabilidade é exclusiva da Rede.

Ao final do encontro, o presidente do TST sugeriu aos sindicalistas a solicitação de audiência junto ao Ministério da Justiça a fim de que uma solução seja alcançada de forma mais rápida. O órgão do governo federal é o responsável pela elaboração dos editais para os concursos públicos para a investidura em cartórios. Também participaram da audiência o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Cartórios, Francisco de Assis, o advogado Hilton Borges, além de outros sindicalistas.


Fonte: Site do Tribunal Superior do Trabalho - 20/09/2004