TRF/1ª Região - Não deve existir penhora de imóvel adquirido por desapropriação determinada por lei

O TRF /1ª Região analisou processo em que o Município de Aparecida de Goiânia (GO) pedia pelo fim de penhora sobre imóvel de sua propriedade, adquirido mediante desapropriação determinada pela Lei Municipal 1.087/1992.

A relatora, desembargadora federal Maria do Carmo, concordou com a sentença de 1.º grau por entender que a desapropriação do imóvel foi autorizada pela Lei Municipal 1.087/1992 em maio de 1992 e, embora não tenha sido efetivado o registro em nome do município, este se encontra legitimado a defender-se da constrição.

Com relação à ausência de registro do bem, a magistrada considerou que o posicionamento da sentença de 1.º grau, de que o possuidor de boa-fé tem legitimidade para defender a posse do bem adquirido independentemente de registro em cartório imobiliário, está em consonância com a jurisprudência pacificada dos tribunais (Enunciado 84 da Súmula do STJ).

Concluindo, a magistrada manteve o entendimento do 1.º grau, que julgou procedentes embargos de terceiro ajuizados pelo Município de Aparecida de Goiânia/GO contra a União, determinando o fim da penhora do imóvel, feita em execução fiscal.

ReeNec – 0012703-61.2006.4.01.3500/GO

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


Fonte: Site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - 19/09/2011.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.