Trabalhos de Correição começam a ser feitos na capital mineira


Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Marcos Alvim Soares instala
atividades de Correição em Belo Horizonte

Em audiência pública realizada nesta sexta-feira, 10, no 2° Tribunal do Júri no Fórum Lafayette, foi instalada a Correição Ordinária Geral referente aos trabalhos de 2011.

A solenidade foi presidida pelo Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Marcos Alvim Soares, que em seu discurso ressaltou a relevância dos trabalhos de correição para a manutenção e aprimoramento dos serviços prestados pela justiça do Estado.

O juiz auxiliar da Corregedoria e Diretor do Foro de Belo Horizonte, Renato César Jardim, em seu pronunciamento, também destacou a importância das atividades de correição e acrescentou ainda que elas devem acontecer diariamente em todos os serviços judiciários.

O objetivo da correição ordinária geral é fiscalizar a regularidade e eficiência dos serviços do Foro Judicial e dos juizados especiais, as atividades dos serviços notariais e de registro, da Justiça de paz, da Polícia Judiciária e dos presídios referentes aos trabalhos do ano anterior.

A audiência pública de abertura realizada no Fórum Lafayette representa o início das atividades de correição na capital mineira, que acontecem até o dia 31 de março. Este também é o período em que o cidadão pode apresentar denúncias, reclamações e sugestões sobre a execução de qualquer serviço judiciário. Para isso, ele deve se dirigir a sala AL-499 no Fórum Lafayette.

A tabeliã-substituta do Cartório Jaguarão - 2° Ofício de Notas de Belo Horizonte, Impéria de Queiroz Alves, assim como outros representantes de cartórios, advogados, e oficiais de registros, participou da solenidade de instalação dos trabalhos de Correição. No cargo há 13 anos, Impéria aponta como positiva a fiscalização realizada pela Corregedoria, pois considera “uma oportunidade para que se unifique os procedimentos das serventias. É extremamente importante. Nas correições a fiscalização vê como cada serventia está procedendo. O Estado de Minas é um dos maiores Estados, com maior número de municípios e, essa unificação de procedimentos é extremamente importante.

É nessa oportunidade que a Corregedoria de Justiça tem para ver se todos estão agindo da mesma maneira e prestando o serviço corretamente”.

Cronograma da Correição Ordinária em Belo Horizonte/MG


Cronograma - Versão para impressão


Fonte:Assessoria de Imprensa SERJUS-ANOREG/MG e TJMG - 10/02/2012.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.