TJMG realiza concurso para cartórios

 

Foram realizadas ontem, 13 de janeiro de 2008, as provas de conhecimento do concurso público para delegação dos serviços de Tabelionato e de Registro do Estado de Minas Gerais (Edital n°01/2007).

Dos 4.135 candidatos inscritos, 2.523 (61%) compareceram. No edital do concurso estão previstas vagas em 265 comarcas do Estado, para as serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais; Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas; 1º Tabelionato de Notas; Registro de Imóveis; Tabelionato de Protesto de Títulos e 2º Tabelionato de Notas. As provas de conhecimento foram elaboradas pela Comissão Examinadora do concurso. A parte logística ficou sob a responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Nessa etapa, os candidatos resolveram questões de Língua Portuguesa, conhecimentos gerais de Direito, conhecimentos gerais de Direito Notarial e de Registro e conhecimentos técnicos específicos sobre as funções de Tabelionato e de Registro, conforme a natureza da serventia para a qual o candidato se inscreveu. A prova começou às 8h10 e terminou às 13h10 e foi realizada em sete unidades acadêmicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Escola da Ciência da Informação, Faculdade de Educação, Faculdade de Engenharia-Nova Sede, Pavilhão Central de Aulas e Colégio Técnico.

Até quarta-feira, dia 16, o gabarito oficial das 80 questões será publicado no "Minas Gerais” - Diário do Judiciário - expediente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.tjmg.gov.br/ejef e www.fundep.br. Os candidatos terão dois dias de prazo para interposição de recursos contra o gabarito oficial ou questão das provas, contados a partir da data da publicação do gabarito.

A segunda etapa da seleção consiste em análise de títulos dos candidatos aprovados nas provas de conhecimento. Serão considerados os seguintes títulos: trabalhos jurídicos, pós-graduação em matéria jurídica, exercício de advocacia e aprovação em concurso público para cargos das carreiras jurídicas. Os candidatos aprovados nas provas de conhecimento serão convocados para apresentar os títulos em período e local a serem divulgados.


Fonte: Site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 14/01/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.