TJMG realiza concurso para extrajudicial

CONCURSO - Candidatos de vários estados brasileiros fizeram as provas no último final de semanaA Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, no último final de semana, 11 e 12 de junho, a primeira fase do Concurso Público para Delegação dos Serviços de Tabelionato e de Registro do Estado de Minas, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). À frente da Ejef está o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça e superintendente da Escola Judicial, desembargador Herculano Rodrigues.

Dos 289 inscritos para remoção, cujas provas objetivas foram realizadas no sábado, dia 11, compareceram 250 candidatos. No dia seguinte, às provas realizadas para o critério de provimento compareceram 4.385 candidatos, com 1.305 desistências.

O concurso vai passar por mais três etapas: provas escritas e práticas (em data ainda a ser divulgada); provas orais e exame de títulos.

A comissão examinadora, instituída pela Portaria 50/2011, ficou assim constituída: desembargador Wagner Wilson Ferreira, examinador de direito civil; juiz de Direito Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, examinador de direito tributário; juiz de Direito Manoel dos Reis Morais, direito constitucional e direito administrativo; juíza Yeda Monteiro Athias, examinadora de direito processual civil; procurador de Justiça Luiz Carlos Telles Castro, direito penal e direito processual penal; advogada Rita de Cássia Menassi Rodrigues, direito comercial; registrador Carlos Eduardo César, examinador de registros públicos, conhecimentos gerais e língua portuguesa; tabelião Marco Antônio Pelúcio, examinador de registros públicos, conhecimentos gerais e língua portuguesa.

A comissão examinadora é presidida pelo desembargador Wagner Wilson Ferreira.

O diretor da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Paulo Eduardo de Figueiredo e Silva, explicou que a Ejef, por meio do superintendente, desembargador Herculano Rodrigues, cumpre orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a realização periódica de concurso para preenchimento de vagas do extrajudicial.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Fundep, o gabarito e as provas vão estar disponíveis até amanhã, terça-feira, no site da Ejef, no site www. gestaodeconcursos.com.br e também no Caderno do Judiciário do Minas Gerais.

Depoimentos

O juiz de Direito aposentado de Camanducaia, Hélio Lopes de Araújo, considerou a prova muito ampla, com exigências desnecessárias para o exercício do cargo, e isso, na sua opinião, provocará eliminações. Segundo ele, a organização foi muito boa, e não houve tumultos.

Gilceu Batista dos Santos, cartorário em São Paulo, contou que é a primeira vez que faz a prova em Minas e achou-a bem formulada, pois exigia um certo conhecimento da área notarial e registral. Para ele, mesmo as perguntas sobre matérias puras de direito, como direito comercial, foram feitas com enfoque na atividade-objeto do concurso. Gilceu disse que gostou muito da organização e que, neste ano, já fez dois concursos: um no Ceará e outro em São Paulo, onde se encontra na fase da prova oral. Para ele, Minas não deixa nada a desejar no quesito organização e elaboração das provas.

Já o secretário municipal de Educação de Amparo da Serra, Domingos Sávio Reis de Souza, que já trabalhou em cartório, disse que gostou das provas e percebeu que ela foi toda específica para a área do direito. Só que, na sua opinião, quem não tem a prática ficou perdido, pois a teoria só não é suficiente.


Fonte: Site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 14/06/2011.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.