TJ/Bahia - Novo sistema de cartórios torna mais veloz emissão de certidões de registro civil

Um programa integrado, mais econômico, rápido e seguro. O novo Sistema de Controle de Certidões, o SCC, foi apresentado nesta quinta-feira (13/10) ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Jerônimo dos Santos, durante visita do magistrado ao Cartório de Registro Civil do Pilar, no Comércio.

Cedido gratuitamente pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, o sistema foi desenvolvido pela Coordenação de Sistemas, vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e adequado à realidade local, o que traz inúmeras vantagens para o servidor e para o cidadão nas emissões de certidões de nascimento, de casamento e de óbito.

A principal característica do SCC é a reunião de várias informações em um só ambiente. Nos casos dos registros de nascimento, o sistema armazena os nomes dos pais e a unidade extrajudicial onde o filho está registrado. “Em caso de um novo filho, basta digitar o nome do pai ou da mãe e lá estará o nome do cartório”, explica a servidora Amélia Helena Galrão, titular do cartório do Pilar.

Também responsável pelo desenvolvimento do programa, Amélia lembrou que, com o sistema anterior, o atendimento remoto era feito a partir de São Paulo.

De acordo com a servidora, quando os serviços ficavam fora do ar, era preciso imprimir a página e enviar um fax para a capital paulista. “Agora, com a proximidade, resolvemos de forma rápida os problemas e ainda temos o pandion”, disse a servidora, referindo-se ao chat interno do Tribunal de Justiça.

“E toda sexta-feira à tarde era preciso armazenar as informações geradas durante a semana. Fazíamos um back-up gravando os dados em um CD e em um pendrive. Com o SCC, isso não é mais necessário”, completou.

Mil vezes – Prestes a completar, em janeiro de 2012, 32 anos de Tribunal de Justiça, a servidora Maria da Conceição Santos Souza Silva é uma das mais empolgadas com o novo sistema. “É mil vezes melhor que o antigo”, garante.

Ela conta que não é necessário redigitar os dados para a emissão de certidões, como fazia normalmente. “À medida que vou alimentando os dados, como os nomes dos pais, a certidão vai sendo preenchida”, explica. “Quem ganha é o cidadão, agora tudo é mais rápido”.

Migração - A juíza Maria Helena Lordelo, responsável pelos cartórios da Comarca de Salvador e que apresentou o programa ao desembargador Jerônimo dos Santos, lembrou da economia proporcionada ao Tribunal, que pagava pelas licenças utilizadas. Ela ressaltou que todas as informações do sistema, anteriormente utilizado, foram migradas para o SCC.

Ainda de acordo com a magistrada, a expectativa é que, até o final do mês de outubro, todos os cartórios de registro civil de Salvador e da Comarca de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, estejam com o sistema implantado. “A partir de novembro vamos começar a implantar o sistema nas maternidades, que estarão interligadas com os cartórios”, explicou.

Com o SCC, também será possível gerar relatórios, que serão encaminhados para órgãos a exemplo do INSS, IBGE e TRE.

“É um grande avanço em prol do cidadão”, comemorou o desembargador Jerônimo dos Santos. “Conseguimos fazer essa mudança que vai trazer benefícios para o jurisdicionado. O sistema reúne eficiência e comodidade e terá as informações em um só local”, completou o corregedor-geral.

Após conhecer o sistema no cartório do Pilar, o desembargador, acompanhado da juíza Maria Helena Lordelo, visitou, no mesmo prédio, os cartórios de Registro Civil da Conceição da Praia, do 6º e 13º Ofício de Notas e a Central de Protesto.


Fonte: Site do Tribunal de Justiça da Bahia - 13/10/2011.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.