Títulos de propriedade rural são entregues em Janaúba/MG


Agricultores familiares do município de Janaúba, no norte de Minas Gerais, recebem 300 títulos de propriedade de imóveis rurais por meio do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, nesta quinta-feira (29). A entrega dos títulos às famílias beneficiadas acontece às 10h no Centro Cultural de Janaúba, com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Eugênio Peixoto, e do diretor do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, Dino Castilhos.

Na ocasião, será apresentado o mapa fundiário do município de Janaúba, o primeiro do estado a ter toda a malha fundiária cadastrada, regularizada e georreferenciada. A ação é fruto de um convênio firmado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, executora do programa, com o Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), órgão ligado à Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária de Minas Gerais.

Seminário sobre regularização

Nesta quarta-feira (28), também em Janaúba, está ocorrendo o Seminário Estadual Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária. O evento é realizado das 9h às 18h na Câmara Municipal. A abertura contou com Eugênio Peixoto e Dino Castilhos, da SRA/MDA, e Luís Antônio Chaves, diretor do ITER.

O objetivo do encontro é articular a participação de entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras rurais na mobilização e monitoramento do convênio firmado entre as mesmas partes no final de 2005. Por meio do convênio, serão realizados, a partir do segundo semestre, o cadastro e a regularização fundiária nos municípios de Berilo, Turmalina, Minas Novas, Grão Mogol, Chapada do Norte, Lagoa Grande, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, João Pinheiro e Vazante.

O público do seminário é formado por dirigentes da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), de pólos sindicais e dos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios onde estão previstas as novas ações.

Como funciona o Programa

O Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária é uma ação social que está beneficiando os agricultores e as agricultoras familiares, dando a eles a segurança jurídica da posse do imóvel. Esse trabalho é realizado pela SRA/MDA em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e órgãos estaduais.

O programa visa a integração de ações do Governo Federal, dos governos estaduais e municipais na constituição de um cadastro de imóveis rurais georreferenciados, o que proporcionará a execução de uma ampla ação de regularização fundiária, dirigida prioritariamente aos agricultores familiares. O trabalho consiste no levantamento dos imóveis e no georreferenciamento, com aparelhos GPS, para conhecer os limites das propriedades. As informações vão possibilitar conhecer a situação fundiária dos municípios pesquisados e serão um instrumento importante para a proposição de políticas públicas.

Para compor esse cadastro de imóveis, a SRA apresentou a proposta de criação de um programa nacional, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos para a primeira fase do programa são de US$ 18 milhões, sendo 60% financiados pelo BID e 40% pela União.

Convênios com estados

Antecipando-se ao programa, em 2004, a SRA promoveu uma ação de cadastro e regularização fundiária por meio de convênios com 13 estados (CE, AM, AP, MA, PB, PI, RN, MG, SP, TO, PR e AL), totalizando R$ 5.238.300,00 para o cadastramento de 16 mil imóveis e a regularização de 13 mil posses. Já em 2005, foram formalizados mais 10 convênios com 10 estados (CE, MA, BA, PB, PI, RN, MG, SP, SE e MS), totalizando R$ 7.180.000,00, para o cadastramento de 32 mil imóveis e a regularização de 29,5 mil posses.

 


Fonte: Site do Ministério do Desenvolvimento Agrário - 28/06/2006

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