Terceira Audiência Pública dá passo importante para a Privatização dos cartórios na Bahia

A terceira Audiência Pública sobre a Privatização dos Cartórios Extrajudiciais ocorreu na Assembleia Legislativa no dia 24 de novembro. Desta vez o técnico do IPRAJ, Radamés Sampaio apresentou aos deputados dados orçamentários do Judiciário conforme acordo feito na última Audiência, realizada no dia 11 na AL.

Por indicação dos extrajudiciais o servidor José Valdice Sales apresentou relatório técnico detalhado acerca da viabilidade de implantação da privatização e discordou dos dados apresentados pelo IPRAJ “para mim o IPRAJ misturou os gastos de pessoal com os de custeio. Uma coisa difere da outra”. Ele participou da Audiência, porque foi nomeado no dia 20/11 por uma Comissão de Titulares de Cartórios Extrajudiciais para coletar informações de ordem financeira junto ao IPRAJ, TJBA e IBGE, e representá-los durante a Audiência.

Compondo a mesa estava Dr. Antônio Diamantino do IPRAJ, Dr. Nilo Nogueira da ANOREG, José Valdice, Maria José Silva "Zezé" do SINPOJUD, o presidente da Comissão de Finanças e presidente da Audiência Dep. Luiz Augusto (PP). No final da sessão o Dr. Diamantino solicitou ao técnico que repassasse ao presidente da Assembleia os dados apresentados durante a sessão para que todos os deputados tenham ciência dos impactos financeiros referentes à Privatização.

Já a presidente do SINPOJUD, Zezé, pediu que o Projeto e suas emendas fossem analisados pelos deputados com cuidado. "Os deputados têm que trabalhar pela sociedade dentro da realidade existente", disse Zezé e ressaltou que não se pode pensar em fechar nenhum cartório, pois a população sofre em conseqüência da desestruturação e com a má qualidade de trabalho, pois os servidores vêm sofrendo pressão, doenças respiratórias, alergias com cartórios sucateados e filas enormes sem servidores para atendendimento.

As audiências têm provocado debates austeros e caminham para dar importante passo. O processo de privatização dos Cartórios Extrajudiciais pode ser consultado pelos telefones (75) 3489-4380, 9966-1992 ou 8856-0042. Também pode ser pelo e-mail de privatização: cartoriosextrajudiciais@yahoo.com.br e pelo e-mail pessoal da servidora Lidia Verena Matos Lopes - verenna2@uol.com.br.


Fonte: Site da ArpenBrasil - 26/11/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.