2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo tem seu site autenticado por um Tabelião

O website do Segundo Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo recebeu esta semana o SELO DE SITE AUTÊNTICO, programa que identifica em cartório os responsáveis legais pelos sites na Internet. O Tribunal é o primeiro órgão do poder judiciário em todo o Brasil a ter seu site autenticado por um tabelião de notas.

O site do tribunal opera no endereço www.stac.sp.gov.br, onde foi inserido o selo. Clicando sobre a imagem "SITE AUTÊNTICO - NOTARIADO DO BRASIL", é aberta uma conexão segura na Internet, que permite ao visitante do site verificar sua autenticidade e acessar informações sobre os responsáveis legais pelo conteúdo da página que está visitando. Todas as informações disponibilizadas nesta conexão segura são checadas anualmente por um tabelião de notas, que faz esta verificação através de uma Ata Notarial.

O Selo de Site Autêntico reúne a segurança da certificação digital com a fé pública notarial. Além de identificar os responsáveis pelos sites, ele é uma ferramenta de auxílio no combate a fraudes pela Internet.

A identificação do site do 2º Tribunal de Alçada Civil foi feita pelo RCPN e 30º Tabelionato - Subdistrito Ibirapuera (Cartório do Brooklin), localizado na zona sul de São Paulo, onde desempenham as funções notariais a preposta designada, Dra. Clélia Márcia Teixeira e o Dr. Pedro Gimenes Neto.

Além de São Paulo, o serviço de autenticação de sites já é oferecido em tabelionatos localizados nas cidades de Porto Alegre, Blumenau, Curitiba, Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O programa de Selo de Site Autêntico é mantido pelo COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL e foi desenvolvido pela Digitrust - Certificadora Notarial S/A, empresa de certificação digital criada pelos próprios tabeliães.


Fonte: Site do Colégio Notarial do Brasil - 04/11/2004