Anoreg-BR apresenta ao presidente Lula proposta para ampliar parcerias com o governo federal

Representantes dos notários e registradores de todo o país apresentaram ontem (23.09) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma proposta para ampliar a parceria com o governo federal visando a realização de projetos de cunho social em todo o Brasil.

O projeto apresentado durante o jantar ao presidente e à primeira-dama, Marisa Letícia, prevê a contratação de jovens sem experiência profissional ou portadores de necessidades especiais por cartórios de todo o país, dentro do estabelecido pelo projeto governamental "Primeiro Emprego".

O presidente Lula afirmou que as ações conjuntas entre o governo federal e os notários e registradores brasileiros podem contribuir para melhorar a vida dos cidadãos. Lula destacou que ações voluntárias acabam representando resultados melhores do que aquelas impostas pelos governos. “Vocês estão dando uma contribuição espontânea para reduzir a marginalidade, para que os jovens continuem estudando, o que pode render mais do que uma lei que os obrigue a fazer isso. Acredito que vocês podem fazer alguma coisa com consciência, e se isso acontecer seremos parceiros”, declarou.

Já o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, destacou que a entidade tem atuado para desenvolver ações destinada a resgatar a cidadania dos brasileiros. “É nossa intenção, como segmento de grande capilaridade e representação em todos os municípios e distritos do país, colaborar com ações que signifiquem a melhoria de condições de vida da população brasileira”, afirmou Bacellar.

O evento contou com a presença dos Ministros José Graziano (Assessor Especial da Presidência da República), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Olívio Dutra (Cidades), Secretário-Adjunto,Dr. Mário Mamed, (Secretaria Especial dos Direitos Humanos), do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, presidentes e diretores das Anoregs estaduais, institutos membros e sindicatos. Patrus Ananias destacou que a rede formada pelos 21 mil cartórios brasileiros, cuja capilaridade alcança municípios, distritos e sub-distritos, “representa uma contribuição inestimável ao país do ponto de vista jurídico e social, pelas informações que passam pelos cartórios”.

Ananias afirmou que se o governo Lula pretende atingir a sociedade com seus projetos sociais, é necessário estar sincronizado com as famílias, com a sociedade civil e também com os cartórios, que estão em contato com a população nas localidades mais distantes. “A presença aqui hoje do nosso governo, com Lula, atesta o reconhecimento do trabalho que os senhores fazem e o desejo de que nossas parcerias possam ser mantidas, consolidadas e ampliadas, enfim, que podemos e devemos trabalhar juntos para o bem do país”, afirmou.

Parcerias - As ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Anoreg-BR estão sendo ampliadas. A mais recente iniciativa foi a criação da RARES - Rede Anoreg de Responsabilidade Social Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), destinada a desenvolver projetos em todo o país.

Além disso, a entidade mantém uma série de parcerias com o governo federal desde o início do governo Lula, quando os cartórios brasileiros participaram do Programa Fome Zero. Já em conjunto com o Ministério das Cidades, a entidade vem desenvolvendo o Programa Papel Passado, destinado a promover a regularização fundiária em áreas urbanas e rurais.

Atuando em outra ponta, há dois anos, a Anoreg-BR participa, com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, das ações destinadas a acabar com o subregistro de nascimento de pessoas no Brasil. Entre elas se destaca o Dia Nacional de Mobilização pelo Registro Civil, realizado anualmente em 25 de outubro.

Primeiras contratações - O diretor da Anoreg-BR, Valter Sâmara, anunciou as primeiras contratações da nova parceria da entidade com o governo federal. Sâmara anunciou a criação de cinco novos postos de trabalho no 1o. Ofício de Protesto de Títulos, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, do qual é titular. 


Fonte: Site da ANOREG/BR - 28/09/2004