TJMG - Registro Civil é destaque na TV

Dando continuidade à reprise de edições que foram ao ar em 2010, o programa Justiça em Questão exibe neste sábado, 01 de janeiro, um diagnóstico sobre o Registro Civil de Nascimento no Brasil. A primeira edição deste ano reúne desde casos inusitados, como mudanças de nome autorizadas pela Justiça, ao trabalho de cartórios extrajudiciais responsáveis pela emissão do documento oficial. Os destaques podem ser vistos neste link. O JQ é exibido em todo o país pela TV Justiça e também pela TV Horizonte e TV Comunitária, que transmitem o programa na região metropolitana de Belo Horizonte.

A reportagem de Marcelo Almeida mostra como a importância de se tirar uma Certidão de Nascimento não foi obstáculo para alguns dos personagens entrevistados. Entre eles está uma mulher que deu à luz a uma menina dentro de uma balsa que atravessava o Rio São Francisco e que apesar disso, conseguiu registrar a criança aos três anos de idade.

O repórter também esteve na cidade mais populosa do Brasil, onde conheceu a ideia dos oficiais de registro civil de São Paulo. Eles criaram um museu para guardar certidões de nascimento de paulistas e brasileiros ilustres, que reúne histórias relacionadas ao presidente da República, cantores e jogadores de futebol.

A maioria dos cartórios de registro civil no Brasil inova para que nenhuma criança fique sem a Certidão. Em Montes Claros, a repórter Letícia Lima destaca a parceria entre cartório, Defensoria Pública e uma maternidade que disponibilizam o documento para o bebê que acabou de nascer. A iniciativa foi indicada ao Prêmio Innovare, que reconhece boas idéias na Justiça brasileira.

Até mesmo um dos personagens mais famosos de filmes de ação, Braddock, interpretado pelo ator norte-americano Chuck Norris, vai estar no JQ. O herói serviu de inspiração para que um policial mineiro procurasse a Justiça de Minas para trocar de nome. A história do Braddock brasileiro é assunto da reportagem de Raul Machado.

Produzido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o programa Justiça em Questão é semanal e está no ar há cinco anos. As edições estreiam aos sábados em três emissoras. A TV Justiça exibe o JQ a partir das 16h30, sintonizada no canal 6 da Oi TV, canal 7 da NET ou pelo 117 da SKY. Na Grande Belo Horizonte, o telespectador pode ver o programa às 16h30 na TV Horizonte, que o transmite em sinal aberto no canal 19 UHF. Outra opção é a TV Comunitária, no canal 6 da NET ou 13 da Oi TV, que exibe o JQ a partir das 13h.

Já as edições anteriores estão disponíveis no site. Os telespectadores podem enviar críticas e sugestões pelo e-mail: justicaemquestao@tjmg.jus.br


Fonte: Site do TJMG - 30/12/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.