Quadrilha mineira falsifica certidões de nascimento e carimbos de cartórios de RCPN e de Notas e é presa em SP

Estão detidos desde a última terça-feira, dia 14, na Polícia Federal de Jales, em São Paulo, quatro integrantes de uma quadrilha mineira que aplicava golpes na região de Santa Fé do Sul, também em São Paulo. Eles serão encaminhados para a cadeia de Santa Fé do Sul (SP), onde permanecerão à disposição da Justiça.

A investigação teve início há aproximadamente um mês, quando os federais receberam informações sobre a atuação de uma quadrilha na região de Santa Fé do Sul. Desde então foram feitas várias diligências naquele município que culminaram com a identificação dos quatro homens presos na manhã desta terça-feira.

O golpe

Os golpistas abriram uma empresa com endereço e telefone fixo na cidade. A empresa funcionava somente como fachada, com o objetivo de ludibriar as vítimas que caíam nos golpes da quadrilha. Eles também alugaram uma residência na mesma cidade e a utilizavam para dar credibilidade às informações prestadas às vítimas. Para abrir contas em bancos e adquirir produtos no comércio de Santa Fé e região, a quadrilha se utilizava de cartões de crédito em nome de diferentes pessoas.

Foram apreendidos na residência 54 documentos falsos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento, três automóveis e vários documentos de veículos. Também foram apreendidos carimbos de cartórios de registro civil e de serventuários notários do Estado de Minas Gerais, possivelmente utilizados para falsificar as certidões de nascimento.

Investigações preliminares indicam que o grupo já teria atuado em várias outras cidades.

Os quatro presos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsidade ideológica, falsificação de documento público, uso de documento falso e formação de quadrilha. Caso sejam condenados por todos os crimes cumprirão uma pena que pode chegar a vinte anos de prisão.

As informações são da Polícia Federal de Minas Gerais.

Fonte: Portal UAI


Fonte: Site da Arpen-Brasil - 15/04/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.