Cartórios de São Paulo apresentam documentos à prova de fraude

Uma falsa certidão de nascimento seria usada por criminosos para tirar carteira de identidade. Até agora, a polícia só descobria o golpe fazendo pesquisa em cartório.
O Instituto de Criminalística de São Paulo recebe, por mês, cerca de mil casos de documentos apreendidos. Com a ajuda de equipamentos, os peritos conseguem determinar se cédulas de identidade ou dinheiro são falsos ou verdadeiros. Mas têm dificuldade de em analisar certidões emitidas por cartórios. Esses documentos não têm nenhum item de segurança.
"Quando não tem elemento de segurança, o perito não tem como analisar o elemento para atestar a falsidade ou a autenticidade", explica a perita criminal Virginia Telles;
A partir de segunda-feira, os 801 cartórios de São Paulo vão emitir certidões de nascimento, de óbito e de casamento com papel anti-fraude. A folha tem 16 itens de segurança: entre eles selo holográfico, código de barras, numeração e marca d'água. Quando alguém faz uma fotocópia, o papel denuncia. E a tentativa de adulterar o documento com produtos químicos como água sanitária, é revelada.
São medidas de segurança criadas por iniciativa dos próprios cartórios, para tornar o documento mais confiável. Uma idéia que logo deve ser aproveitada em todo o país.
"Primeiro será inibida a ação dos fraudadores. E, em segundo lugar, evita-se uma dúvida quanto à procedência ou autenticidade de um documento", diz o oficial de cartório Reinaldo Velloso dos Santos.


Fonte: Site da ANOREG-BR - 02/12/2003