Cartórios são parceiros do Programa Primeiro Emprego

“Vamos trabalhar de mangas arregaçadas para empregar o menor que precisa do primeiro emprego”, prometeu o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) ao assinar acordo de cooperação com o Programa Primeiro Emprego. A parceria foi formalizada ontem (18), à noite, durante o VI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, e pelo presidente da Anoreg, Rogério Bacellar. A entidade representa mais de 20 mil cartórios com presença em todos os municípios do País.

Berzoini lembrou que os entendimentos para o acordo foram fechados pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “um dos grandes entusiastas do Primeiro Emprego”. O sucesso do Programa, na avaliação do ministro, depende do envolvimento de toda sociedade. “Não adianta reclamar de violência, de falta de segurança, e achar que vamos resolver isso apenas pelos métodos clássicos. Temos que estancar as causas do desequilíbrio social”, declarou.

Berzoini observou que “avaliações pessimistas do Programa dão ainda mais garra e vontade de demonstrar que as notícias podem ser superadas pela vontade coletiva, pelos fatos”. Berzoini assinou recentemente outros acordos de parceria com as entidades que representam empresas de contabilidade e de bares restaurantes e hotéis. No próximo dia 2, será a vez da Associação Brasileira de Telemarketing.

O presidente da Anoreg disse que os cartórios darão atenção especial a contratação de portadores de necessidades especiais. Ele lembrou que as contratações já começaram pelo 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte, que empregou dois jovens pelo Programa. “Espero que os demais empresários com os quais trabalhamos também façam o mesmo”, afirmou.


Fonte: Site do Ministério do Trabalho e Emprego - 19/11/2004